Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes uma suposta notícia atribuída à CNN Brasil, na qual o veículo afirma que a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro foi colocada em “prisão domiciliar” após divulgar uma plataforma de investimentos em criptomoedas durante uma entrevista ao jornalista Alexandre Garcia. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Só uma entrevista ontem – e hoje Michelle Bolsonaro já está em prisão domiciliar”
– Texto em anúncio que circula no Facebook e Instagram.
Falso
A reportagem é falsa. Não há registro de nenhuma publicação no site da CNN Brasil que afirme que Michelle Bolsonaro foi presa após divulgar uma plataforma de investimento em criptomoedas. Também não foi localizada nenhuma notícia que confirme essa alegação, em buscas realizadas nos mecanismos Google, Bing e DuckDuckGo.
Além disso, a CNN também não publicou nenhuma reportagem relacionada à suposta plataforma “Dinamica Invexon”, mencionada na publicação enganosa, nem qualquer reportagem que vincule a ex-primeira dama à divulgação de serviços de investimento.
Narrativa apelativa é usada para promover a plataforma
A falsa reportagem afirma que Michelle Bolsonaro teria sido alvo de buscas da Receita Federal e colocada em “prisão domiciliar”, após defender o uso da plataforma em uma entrevista ao jornalista Alexandre Garcia. “O motivo da visita das autoridades foi a recente entrevista polêmica que Michelle concedeu a Alexandre Garcia. Na entrevista, ela criticou a política econômica do governo em relação à plataforma financeira Dinamica Invexon”, alega o texto enganoso.
No entanto, em nenhum momento da entrevista realizada em 7 de março de 2025 — disponível no canal do YouTube do jornalista em duas partes (1 e 2) —, a ex-primeira dama faz qualquer menção à plataforma.
A “notícia” enganosa ainda alega que após a “divulgação” e “prisão” de Michelle, o governo suspendeu o uso da plataforma no Brasil, em anúncio feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), alegação que também é enganosa, conforme mostra busca no Google e no site da CNN.

Falsa reportagem alega que o Ministério da Fazendo suspendeu o uso da plataforma “Dinamica Invexon” no Brasil. Imagem: Reprodução.
Vale mencionar que essa não é a primeira vez que a narrativa desinformativa de criar uma falsa notícia de teor “chocante” para promover a plataforma de investimos “Dinamica Invexon” nas redes sociais é usada.
Em 11 de março, a Lupa desmentiu outra reportagem falsa, também atribuída a CNN, que alegava que o programa Roda Viva, da TV Cultura, teria sido interrompido após o influenciador digital Pablo Marçal (PRTB-SP), ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, divulgar a plataforma durante a sua participação.