Mesa Redonda – ÉTICA CONTEMPORÂNEA – FILOSOFIA DA TECNOLOGIA E INCLUSÃO

O Simpósio será norteado em conhecimentos serão inter-relacionados com a trajetória dos doutorandos nas diversas disciplinas do semestre em curso. Os conceitos de ensino e tecnologias serão dinamizados pelo professor e aprofundados pelos doutorandos em atividades durante o semestre.

A temática Inovação em Educação, essa estratégia significa fazer algo novo. Não é especificamente criar alguma coisa, e sim inovar em coisas que já existem. Os exemplos mais observados de inovação na educação estão relacionados com a aprendizagem, como investir em novas metodologias e avaliações com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes. Porém produtos serão discutidos durante o simpósio.

Mesa-Redonda:

Antonio Maurício Castanheira das Neves Professor titular aposentado do CEFET/RJ Doutor em Filosofia com estágio pós-doutoral em educação. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2001, com estágio pós-doutoral em Educação pela PUC-Rio em 2008. Obteve o titulo de Livre Docente em Psicologia Social Institucional pela UGF em 1992. É Mestre em Psicologia Social pela UFRJ. Especialista em Psiquiatria Social pela ENSP/FIOCRUZ (1984) e em Psicologia Social por comprovação de experiência profissional pelo Conselho Federal de Psicologia. Psicólogo, Bacharel e Licenciado em Psicologia (CRP 4682/05). Graduado em Ciências Sociais pelo IFCS/UFRJ. Foi Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (CEFET/RJ) de novembro de 2019 a julho de 2020. Foi Diretor de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (MEC/INEP) no primeiro semestre de 2019

Fabio Batalha Monteiro de Barros Docente, pedagogo, especialista em e-learning, aprendizagem híbrida e transição digital na educação. Formação e experiências docentes interdisciplinares nos campos da educação, saúde e tecnologia. Doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (Brasil, 2009) com registro na Universidade de Coimbra (Portugal). Pós-doutorado em Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal, 2018). Experiência na área de EAD, didática, metodologia científica, formação de professores, metodologias ativas, e-learning, educação digital humanizada, ambientes online de ensino (moodle), história, educação e saúde pública.

Robisom Damasceno Calado Doutor em Engenharia Mecânica pela UNICAMP e Engenheiro de Produção Mecânica pela UNIMEP. Pós Doutorado em Engenharia de Produção pela UNESP. É professor Adjunto no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF) / RJ. É Docente nos programas de pós graduação: Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais (MESC/UFF), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (TPP/UFF) e Vice-coordenador do Doutorado em Ciência e Tecnologia e Inclusão (PGCTIn/UFF). É Comendador pela Câmara Brasileira de Cultura. Coordenador do grupo de pesquisa CNPq LabDGE – UFF (Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial da UFF). Coordenador do Projeto Lean nas UPAs 24h (parceria do Ministério da Saúde com a UFF, desde 2019). Organizador anualmente o Congresso Lean Six Sigma (10º edição em 2021). Já orientou mais de 160 trabalhos acadêmicos, publicou vários artigos, livros e capítulos de livro sobre Lean Six Sigma e Lean Healthcare. Foi membro do Educational Network Lean Advacement Inititive do MIT – Massachusetts Institute of Technology. Possui especialização em Lean Enterprise pelo MIT (2009) e Certificação Black Belt – Lean Six Sigma. Foi prof. visitante da Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences – SEAS (em 2019) pesquisando Educação em Engenharia. Experiência profissional de 28 anos, em empresas de diversos segmentos na área de Engenharia Industrial e Coordenação de programas de Lean Manufacturing.

Tradutora Intérprete de Libras Me. Marcela Regina Stein dos Santos Esp. Suelem da Silva Miranda Moreira

Mediadora Ilma Rodrigues de Souza Fausto (Profa. IFRO, Doutoranda PGCTIN/UFF) Mediador José Ricardo De Souza Ramos (Prof. Doutorando PGCTIN/UFF) Mediadora Silvia Cristina Rufino (Profa. CEFET/RJ, Doutoranda PGCTIN/UFF)

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste