Mensagem engana ao orientar sobre melhores momentos do dia para tomar água

Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais mensagem que afirma que urinar pela noite seria útil para a saúde e que outros momentos do dia seriam melhores para consumir água, como antes de dormir para “evitar ataques cardíacos e derrames” É falso.

Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Urinar de madrugada […] Ir ao banheiro à noite, pensei que isso era ruim e muito chato mas pode ser útil… Essas recomendações não são exatamente de avó, mas de profissionais de saúde

– Trecho da mensagem que circula nas redes sociais

Insustentável

Urinar pela madrugada não traz nenhum benefício se comparado à ação feita nos demais horários. Segundo o médico nefrologista Eduardo Tibali, que atua no Hospital Edmundo Vasconcelos e no Hospital do Rim, em São Paulo, “não há benefício maior em ir ao banheiro à noite”, disse em nota encaminhada à Lupa.

“De fato, no período noturno ocorre um aumento da produção de urina, pois o decúbito (o corpo deitado em repouso) favorece o aumento do retorno venoso. De modo leigo, dá para dizer que a circulação melhora quando estamos deitados, assim os rins trabalham mais e nós precisamos ir mais ao banheiro. Essa é uma questão fisiológica, nem boa e nem ruim. Nosso corpo é assim”, afirmou Tibali. 

O médico cardiologista Fausto Stauffer, membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), também dizque, ao deitar-se, o retorno venoso aumenta, no entanto, isso não significa que ocorram benefícios para urinar pela madrugada. “Algumas pessoas mesmo sem beber líquido à noite acabam indo ao banheiro pelo fato da gravidade melhorar mesmo o retorno venoso. Mas a gente vai estar sempre limpando o nosso organismo durante o dia inteiro, não só durante a noite.

Quando perguntei ao meu cardiologista porque as pessoas precisam fazer xixi tanto à noite, a resposta foi:* A gravidade mantém a água na parte inferior do corpo quando você está em pé. (As pernas incham). Na hora de dormir, a parte inferior do corpo (pernas, etc ) estão ao mesmo nível dos rins; é quando os rins removem a água processada (suja), porque é mais fácil, pois todos nós precisamos de uma quantidade mínima de água para lavar as toxinas do corpo.

– Trecho da mensagem que circula nas redes sociais

Insustentável

Ao contrário do que alega a afirmação, os especialistas consultados pela Lupa negaram que à noite o rim trabalhe de forma “mais fácil” por conta da gravidade quando o corpo está deitado. “Não, não ajuda a trabalhar de forma mais fácil. O nosso rim está trabalhando o tempo inteiro, com a gente em pé, deitado, de cabeça para baixo, de qualquer forma”, apontou Stauffer. 

“O que vai ajudar a posição deitada é aumentar o retorno venoso. E aí o líquido que estava represado nas pernas vai voltar para a nossa circulação e, consequentemente, vai passar mais no rim, vai ser mais filtrado. E aí, passando mais no rim, a gente tende a urinar mais. Mas não é nada que o rim funcione melhor”, disse o membro da SBC.

Por outro lado, em relação ao inchaço das pernas, é verdade que a condição pode diminuir em alguns casos, quando o corpo está deitado, conforme afirma o cirurgião ortopedista Pedro Baches, diretor da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE), em entrevista à Lupa.

O médico diz que quando o corpo está na horizontal, o retorno venoso – o fluxo de sangue que caminha pelas veias e volta para o coração – é facilitado e, por isso, o inchaço corporal tende a diminuir. No entanto, segundo Baches, urinar de madrugada não faz com que o inchaço diminua mais. “Você esvaziar a bexiga não significa que você está tirando o líquido da periferia do corpo, das pernas. Você tá só tirando do que o rim já tirou do corpo”, diz o médico do Hospital Sírio Libanês e da Santa Casa de São Paulo. 

Dois copos de água quando você se levanta – ajuda a ativar os órgãos internos.

– Trecho da mensagem que circula nas redes sociais

Falso

A ingestão de água no início do dia é importante para manter a hidratação do organismo, uma vez que o corpo passou horas sem ingerir líquidos durante o período de sono. No entanto, conforme apontou o cardiologista Fausto Stauffer, os órgãos humanos trabalham mesmo quando a pessoa está dormindo. Logo, é falsa a narrativa de que eles precisariam ser “ativados” por dois copos de água.

“Isso não existe. Na verdade, os nossos órgãos já estão sempre ativos ao longo do dia inteiro. A gente não precisa ter essa rotina de tomar 2 copos de água logo que a gente levanta para melhorar a nossa fisiologia”, afirmou. “O que facilita é que, quando a gente toma líquido logo ao despertar, a gente já está ajudando no consumo de líquido ao longo do dia. Às vezes a gente tem uma rotina muito pesada e a gente não consegue manter a quantidade mínima de água que a gente precisa ingerir no nosso dia a dia”, destacou Stauffer.

Da mesma forma, o médico Akash Prakasan, Diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular de São Paulo (SBACV-SP), compreende que não existem evidências que apontem que o consumo de água em horários determinados do dia estejam associados a algum benefício. Segundo Prakasan, o importante é manter a hidratação ao longo da rotina. 

“Não existe nenhuma grande evidência que afirme que exista alguma diferença se tomamos água em jejum ou ao longo do dia, ou em horários específicos”, afirmou. “Mas o bom senso pode ajudar nessas questões. Como você não pode beber água enquanto dorme, você acorda desidratado. Beber água todas as manhãs não só ajudará a saciar a sua sede, mas também tornará mais fácil manter hábitos saudáveis de hidratação a longo prazo”, disse Prakasan em nota encaminhada à Lupa.

Um copo de água 30 minutos antes de uma refeição – ajuda a digestão

– Trecho da mensagem que circula nas redes sociais

Falso

Não existem evidências que apontem que a ingestão de um copo de água trinta minutos antes da refeição possa ajudar na digestão. “Infelizmente não é verdade. É mito. Inclusive, pra quem tem refluxo, isso até pode piorar”, disse o médico cardiologista Stauffer.

“Essa é uma estratégia aceita como uma forma para diminuir o nosso apetite, a gente comer menos, apesar que os estudos que mostram isso são estudos pequenos. Naqueles pacientes que têm refluxo, beber água assim tão próximo da refeição pode até dificultar a digestão, porque você vai acabar tendo um pouco mais de refluxo por distensão gástrica, é muito importante ressaltar”, disse o cardiologista sobre a condição em que a pessoa pode sentir inchaços abdominais. 

Um copo de água antes de tomar banho, ajuda a reduzir a pressão arterial.

– Trecho da mensagem que circula nas redes sociais

Falso

Não existem comprovações que mostram que tomar um copo de água antes de tomar banho ajuda a reduzir a pressão arterial.  “Não tem nenhuma indicação. De jeito nenhum. Não tem nenhuma evidência de que você beber líquido vai ter uma atuação diretamente na pressão arterial”, apontou Stauffer.

Um copo de água antes de dormir evita ataques cardíacos e derrames.

– Trecho da mensagem que circula nas redes sociais

Falso

Não existem evidências que mostrem que o consumo de um copo de água antes de dormir evite ataques cardíacos e derrames. “Do ponto de vista cardiovascular, então também é um mito. Infelizmente não tem nenhum estudo mostrando isso”, disse o médico cardiologista Stauffer.

“É mentira. O que evita ataques cardíacos e derrames é o controle de outras condições específicas, controle de colesterol, diabetes, hipertensão e fazer exercícios físicos. Isso pode evitar acidentes cerebrais”, afirma o cirurgião Pedro Baches. “O copo de água não vai mudar nada”.

Água antes de dormir também ajuda a evitar cãibra noturna nas pernas (coxas e panturrilha. Os músculos da perna estão procurando hidratação quando acontecem essas cólicas.

– Trecho da mensagem que circula nas redes sociais

Falso

Apesar de a boa hidratação ser importante para os músculos, conforme aponta Baches, o consumo ideal de água não evita câimbras, uma vez que a condição é causada pela fadiga muscular. 

“Na verdade, a câimbra em 99% das vezes vem da fadiga muscular, ela não vem de desidratação ou de potássio baixo”, disse Baches. “Todo mundo dá um monte de explicação para a câimbra. ‘Tem que comer banana porque falta potássio, tem que tomar água para não desidratar’. É óbvio que uma desidratação em um cara que está fazendo uma atividade física e é extenuante, ela pode levar à câimbra. Mas é mentira que o copo de água vai evitá-la”. 

“A câimbra noturna só pode acontecer por uma desidratação quando a desidratação for muito grave em uma pessoa que está doente e fez alguma atividade física muito extenuante e não se tratou”, destacou o ortopedista. “Normalmente, a câimbra vem de fadiga muscular, então, o músculo entra em fadiga e aí começa a sofrer umas contrações involuntárias e é doloroso. Isso é de fadiga. Um copo de água não vai mudar”. 

Editado por

Nathallia Fonseca

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste