Médicos desinformam sobre tratamentos pós-Covid e vacinação

Publicado originalmente em Coletivo Bereia por João Pedro Capobianco e Gabriella Vicente. Para acessar, clique aqui.

* Matéria atualizada às 19:24 para acréscimo de informações

Diversos conteúdos sobre saúde pública repercutiram nas redes digitais nos últimos dias, muitos deles associados ao fenômeno da desinformação. Reportagens apontaram comportamento questionável por parte de médicos supostamente negacionistas, ganhando repercussão nas redes.

Matéria veiculada no portal UOL em 27 de março denunciou a venda de tratamentos de “reversão” e “detox vacinal” por médicos negacionistas. Segundo a reportagem, grupos com a presença de médicos difundem, no Telegram, a existência de “protocolos pós-vacina para desintoxicação”.

Imagem: reprodução Tab/UOL

Promoção de falsos tratamentos médicos

Entre os médicos apontados pelo portal UOL como promotores de tratamentos de “reversão vacinal” está Marcos Falcão, que, segundo reportagem do UOL, chega a cobrar R$ 470,00 para realizar a suposta desintoxicação. O médico teria receitado o medicamento ivermectina, além do uso contínuo e permanente da aspirina com o objetivo de anular os “efeitos nocivos da vacina”.

Com o objetivo de esclarecer as informações veiculadas na imprensa e ouvir o relato do médico acerca das práticas médicas por ele desenvolvidas, Bereia entrou em contato com Marcos Falcão. A resposta ao contato foram insultos, xingamentos e ameaças de processo. Logo após a troca de mensagens, Falcão postou prints dos insultos em seus perfis nas redes digitais, que contam com 73,7 mil seguidores (Instagram) e 80,9 mil seguidores (Twitter).

Imagem: reprodução Instagram
Imagem: reprodução do Twitter

A reportagem do UOL destaca, ainda, a médica e ex-candidata a deputada federal por São Paulo Maria Emilia Gadelha Serra, que também estaria oferecendo uma “terapia de reversão vacinal”, pelo valor de R$1.800,00.

Autointitulada “médica-detetive hardcore com sangue viking” a médica é uma vocal defensora da chamada ozonioterapia, prática criticada pela comunidade científica e restrita, no Brasil, a fins odontológicos e estéticos, segundo determinação na Anvisa.

Em seu perfil na plataforma Instagram, é possível notar, além da retórica antivacina e diversas publicações sobre a ozonioterapia, manifestações políticas com uso de discurso religioso e desinformação acerca do processo eleitoral no Brasil.

Até o fechamento desta checagem, Serra não retornou contato feito por Bereia.

A falácia da reversão vacinal

O Instituto Butantan, centro de pesquisa nas áreas de biologia e biomedicina e maior produtor de vacinas e soros da América Latina, classifica como falsa a existência de tratamentos de reversão para vacinas. Na seção “fato ou fake” do Portal do Butantan encontra-se a informação de que “Os serviços oferecidos por estes médicos não têm embasamento científico e não conferem nenhum benefício ao paciente”.

Especialistas ouvidos pelo UOL, como o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)Renato Kfouri, alertam para a inexistência de tais tratamentos. Em entrevista à CNN, Kfouri diz que “é um absurdo o que tem sido divulgado, o que tem sido feito, e até cobrado, por médicos inescrupulosos que vendem medidas que não têm nenhum efeito. Além das vacinas serem extremamente seguras, para nenhuma vacina, para nenhuma situação é possível modificar nossa resposta imune ou inibir ou reverter essa resposta imune”.

Marcos Falcão, médico e influenciador

Bastante ativo nas redes digitais, o médico Marcos Falcão define-se como “cristão, médico e conservador” e costuma emitir opiniões contundentes sobre política e saúde. O canal Marcos Falcão no YouTube, mantido pelo médico, aumentou a frequência de publicações no último mês.

O médico já foi, no passado, citado em duas checagens classificadas como “enganosas” pelo Projeto Comprova, iniciativa que reúne veículos de informação brasileiros para descobrir e investigar informações suspeitas sobre política, eleições e a pandemia de covid-19. No primeiro caso, o médico propagava o uso da ivermectina para tratamento da covid-19, prescrição desaconselhada não apenas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas também pela Merck, empresa fabricante do produto. No segundo, Falcão indicava a cúrcuma – uma planta de origem asiática – para combater o vírus. Segundo checagem do Projeto Comprova, não há estudos que comprovem a eficácia da planta no tratamento da covid-19.

Nas mídias sociais do médico, é possível encontrar, ainda, a oferta de atestados de contraindicação para vacinas. Falcão repercute conversas com supostos pacientes satisfeitos e diz: “se alguém está lhe obrigando a tomar essa medida contra sua vontade, posso te ajudar”. Em uma imagem, acrescenta: “Já está na hora de marcar sua consulta para cuidar da sua saúde”, divulgando um número de telefone para contato.

Manual de Publicidade Médica, publicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) sob a Resolução CFM nº 1.974/11, ao estabelecer critérios para a relação dos médicos com a imprensa, no uso das redes sociais e na participação em eventos, prevê que “é vedado ao médico (…) no uso das redes sociais: a) divulgar endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço”.

Em algumas publicações, Falcão diz se apoiar em estudos científicos para sustentar suas posições e que tudo o que faz “tem respaldo do conselho”, em provável referência ao Conselho Federal de Medicina (CFM). Quando procurado por Bereia, porém, oportunidade em que poderia esclarecer seus posicionamentos, o médico parte para ataques pessoais e adota uma tática comum de engajamento nas redes digitais.

Ligado ao fenômeno da extrema-direita brasileira, Marcos Falcão aparece em fotos, nas redes sociais, ao lado de figuras como o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), obrigado pela Justiça de Goiás a desmentir informações falsas relacionadas à pandemia de covid-19 e o blogueiro católico Bernardo Kuster, que já teve suas redes digitais bloqueadas por incentivo aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Falsa associação entre vacina e câncer

Recentemente, o nome de Falcão voltou a repercutir nas redes devido à insinuação, feita por ele, de que a morte da jogadora de vôlei Paula Borgo, aos 29 anos, teria sido causada por vacina. Em seu grupo no Telegram, Falcão repercutiu a notícia da morte da jogadora com frases elaboradas para confundir os leitores.

Imagem: reprodução Telegram

Com passagem pela Seleção Brasileira de vôlei, Paula Borgo morreu vítima de um câncer no estômago, conforme noticiou o portal Lance!, especializado em esportes. Desde o ano passado, sabia-se que a jogadora lutava contra o tumor no estômago, conforme comunicado oficial do clube Barueri Volleyball Club, por onde Borgo atuava. 

As postagens feitas pelo médico ensejaram novas verificações por parte da imprensa. O projeto Estadão Verifica, do jornal Estadão, publicou, no último dia 16, esclarecimentos sobre a falsa associação entre a vacina de covid e câncer. Na checagem, a infectologista, imunologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Fernanda Grassi reafirma que “não tem nenhuma plausibilidade biológica para a gente pensar que essa vacina leva ao desenvolvimento de câncer. A gente já tem mais de 100 anos usando vacinas e não foi feita nenhuma associação”.

***

A checagem realizada por Bereia revela desinformação relacionada aos conteúdos divulgados por médicos. É possível encontrar, nas redes sociais de Marcos Falcão, menções negativas à vacinação e falsas associações da covid-19 a outras doenças. Tais posicionamentos não encontram respaldo na comunidade científica ou carecem de embasamento em estudos amplamente aceitos.

Especificamente, é falsa a associação entre vacinas e a doença que levou Paula Borgo a óbito, como Marcos Falcão induz seus interlocutores a acreditar. Não há, igualmente, tratamentos de reversão da reação imune desencadeada por vacinas, sendo falsos tratamentos dessa natureza.

Detecta-se, pelo conteúdo veiculado em plataformas digitais, que há utilização do status profissional de médico, como alguém que domina assuntos técnicos de alta complexidade, para influenciar interlocutores à adesão a determinadas condutas, incompatíveis com o que é amplamente aceito por especialistas.

A estratégia de desinformação trata o fato como algo errado e perigoso, com o intuito de provocar medo e revolta, e desconsidera que a medida também foi tomada pelo governo anterior, apoiado pelos mesmos políticos religiosos. Bereia reitera aos leitores que é sempre importante verificar a origem das informações, mas quando se trata de conteúdos relacionados à saúde, a atenção deve ser redobrada. 

Referências de checagem:

UOL.

https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2023/03/27/medicos-negacionistas-vendem-detox-e-reversao-vacinal-pelo-whatapp.htm Acesso em: 17 mai 2023

ttps://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/2022/09/01/jogadora-de-volei-e-afastada-apos-ser-diagnosticada-com-tumor-no-estomago.htm Acesso em: 17 mai 2023

Brasil 247. https://www.brasil247.com/geral/medico-bolsonarista-espalha-que-morte-de-jogadora-de-volei-foi-consequencia-da-vacinacao-contra-a-covid Acesso em: 16 mai 2023

Lance!. https://www.lance.com.br/mais-esportes/grandes-clubes-passagem-pela-europa-e-selecao-a-carreira-de-paula-borgo-jogadora-de-volei-que-morreu-vitima-de-cancer.html Acesso em: 16 mai 2023

Projeto Comprova. https://projetocomprova.com.br/publica%C3%A7%C3%B5es/ao-contrario-do-que-afirma-post-ivermectina-em-altas-doses-pode-causar-ate-convulsao/ Acesso em: 17 mai 2023

SBT. https://www.sbt.com.br/jornalismo/comprova/noticia/174283-enganoso-estudos-nao-comprovam-que-a-curcuma-ajuda-a-combater-a-covid-19 Acesso em: 17 mai 2023

Mídia Caeté. https://midiacaete.com.br/medico-alagoano-oferece-laudos-desobrigando-a-vacinacao-de-pacientes-autoimunes-e-com-doencas-neurodegenerativas/ Acesso em: 16 mai 2023

G1. https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2022/10/04/segundo-candidato-a-deputado-federal-mais-votado-em-go-gustavo-gayer-deve-desmentir-fake-news-ditas-na-pandemia-diz-tj.ghtml Acesso em: 17 mai 2023

Metrópoles. https://www.metropoles.com/brasil/cristaos-extremistas-de-direita-atacam-campanha-da-fraternidade-comunismo Acesso em: 17 mai 2023

Terra. https://www.terra.com.br/diversao/gente/bernardo-kuster-tem-redes-sociais-bloqueadas-apos-decisao-do-stf,277837927c9b7e68c0f0fc5d47a65f02x6jmrphx.html Acesso em: 17 mai 2023

Cremeb. https://www.cremeb.org.br/index.php/noticias/resolucao-cfm-que-define-ozonioterapia-como-pratica-experimental-no-pais-e-publicada-no-diario-oficial/ Acesso em: 17 mai 2023

Youtube/CNN. https://www.youtube.com/watch?v=lL-KL_3RWzk&ab_channel=CNNBrasil Acesso em: 17 mai 2023

Instituto Butantan. https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-fato-fake Acesso em: 17 mai 2023

Anvisa. https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/ozonioterapia-anvisa-esclarece-as-indicacoes-aprovadas-ate-o-momento/sei_anvisa-1922590-nota-tecnica.pdf Acesso em: 17 mai 2023

Instagram. https://www.instagram.com/p/Ch-eJ0KuJMF/?utm_source=ig_embed&ig_rid=388489e6-c7ed-4151-bbeb-a27190e130e8&ig_mid=C86B61A5-1D9E-47A1-9D53-10AB20C89B66 Acesso em: 18 mai 2023

Merck. https://www.merck.com/news/merck-statement-on-ivermectin-use-during-the-covid-19-pandemic/ Acesso em: 19 mai 2023

Rádio Senado. https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2021/04/05/oms-nao-recomenda-ivermectina-para-tratar-covid-19 Acesso em: 19 mai 2023

***

Imagem de capa: Pixabay

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste