Publicado originalmente em Coar Notícias por Marta Alencar. Para acessar, clique aqui.
Écomum encontrarmos mensagens e postagens com discursos de ódio e desinformação que declaram que o vírus SARS-CoV-2 da COVID-19 foi criado em laboratório da China ou que a vacina chinesa Coronavac não tem eficácia comprovada ou que a China está dominando o mundo e espalhando o comunismo na pandemia. É realmente fácil encontrar esses conteúdos no Twitter, Instagram e em grupos de WhatsApp. Um dos que repercutiram bastante em 2020 e ainda se espalha em pleno 2021 é uma postagem de uma médica argentina que lamenta sobre a pandemia e alerta que a Argentina é agora da China.
O primeiro ponto que chama atenção na mensagem divulgada desde o ano passado é que a médica citada em questão não é identificada. O segundo ponto é que a mensagem informa que a China já instalou uma base militar chinesa no país e que nem a Polícia Argentina pode entrar na própria Argentina, o que distorcem os fatos reais. É importante informar que a China construiu um aparato de 450 toneladas, com um imenso disco voltado ao céu (a peça central de uma estação de controle de satélites e de missões especiais construída pelas Forças Armadas chinesas), ao custo de US$ 50 milhões. A China assim como os Estados Unidos tem interesses comerciais na América Latina, então desde 2015 a China vem expandindo fortemente seu comércio na região e ajudando a resgatar governos em crise.
É verdade sim que cerca de 60.000 PMEs (Pequenas e Médias empresas) fecharam na Argentina durante a pandemia em 2020. Além disso, o novo presidente da Argentina é Alberto Fernández que faz parte da coalizão de esquerda Frente de Todos. Após um mandato de Macri, que é um político de centro direita e não de esquerda, os argentinos optaram por voltar ao kirchnerismo, que governou o país por mais de uma década, de 2003 a 2015.
A mensagem ainda alerta que a Argentina não existe mais e que agora é da China, o que não é verdade. Vários sites de fact-checking já haviam desmentindo no início do ano de 2020 outra mensagem semelhante a essa:
A ARGENTINA Não existe mais!! Agora é China. O COMUNISMO chinês conseguiu o que tanto sonhara! Mas o sonho de consumo da maldita China é o Brasil, o nosso BRASIL brasileiro… Argentina já era, quebraram quase todas as Empresas, o governo vai ser dono de tudo,…
A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram (@coarnoticias).
Escrito por: Marta Alencar
Referências da COAR: