Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.
O texto da matéria é uma cópia da matéria publicada no G1, o veículo em questão não publicou a imagem da vítima
Por Marta Alencar
Um dos principais papéis do jornalismo é checar corretamente as informações, incluindo as imagens que são utilizadas em matérias. Neste sábado (27), o portal Meio Norte divulgou uma imagem com o contexto errado sobre um caso de feminicídio ocorrido em Chapecó, Santa Catarina.
O texto da matéria consta com informações corretas sobre o caso de uma mulher de 45 anos, que foi encontrada morta na garagem de sua casa em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, com uma faca cravada no corpo. Segundo informações da Polícia Civil, o companheiro da vítima, um homem de 42 anos, suspeito do crime, teria tirado a própria vida após cometer o assassinato. No entanto, a matéria do Portal Meio Norte replica um conteúdo publicado no G1, que foi assinada por Sofia Mayer e Gabriel Guimarães.
A matéria do G1 não divulgou nenhuma imagem referente a vítima de feminicídio. A imagem divulgada na matéria do Portal Meio Norte é da jovem Raphaela Leal, que é moradora de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, que viralizou esta semana na web após descobrir que a roupa de R$ 469,90 que comprou em uma loja “renomada” da cidade é, na verdade, da Shein. No site da gigante asiática de e-commerce o conjunto custa R$ 215,95, menos da metade do preço.