Macaxeira, maçã e água de coco curam a Covid-19?

Publicado originalmente em Nujoc Checagem por Camila Sampaio. Para acessar, clique aqui.

Recebemos, por meio do aplicativo Eu Fiscalizo da Fiocruz (disponível para Android e IOS) um vídeo que circula no WhatsApp de um homem chamado Antoninho Piloto indicando um remédio caseiro para curar o coronavírus. Segundo ele, este remédio foi receitado por um médico muito conhecido e que faz tratamento contra a Covid-19 em um município do estado do Mato-Grosso. O autor do vídeo ao defender o preparo natural argumenta que ele aumenta a imunização para combater outras doenças, além do novo coronavírus.  

O suposto tratamento consiste numa maçã grande, inhame (mandioca) e água de coco batidos no liquidificador até adquirir uma consistência cremosa. É preciso tomar pelo menos uma vez ao dia. No vídeo, o homem diz ainda que o sogro dele, que possui 82 anos, e é do grupo de risco por também possuir outros problemas de saúde, foi curado após ingestão do remédio caseiro. Ele finaliza dizendo que as pessoas desse município do Mato-Grosso não se contaminam mais de coronavírus e pede ainda para as pessoas compartilharem essa informação a fim de chegar em outros usuários. 

No vídeo, em nenhum momento é mostrado o rosto do homem que fala, é apenas áudio e uma imagem dos ingredientes do suposto tratamento. Outra observação é que o nome da cidade de Mato-Grosso e o nome do médico que receitou o remédio caseiro não são revelados em nenhum momento. Esses fatores são importantíssimos para se desconfiar da eficácia desse tratamento. A fórmula caseira já foi checada pelo portal G1 em maio do ano passado, a matéria mostra que não existe qualquer evidência científica que esses três ingredientes juntos ou separados possuem qualquer resultado no combate ao novo coronavírus. É mostrado ainda na matéria que o inhame é uma raiz cheia de vitaminas, usualmente tratada como benéfica para a imunidade do organismo, assim como a maçã; por sua vez, a água de coco tem poder hidratante. Contudo não há comprovação científica que esses alimentos podem curar a Covid-19. Atualmente as melhores maneiras de evitar infecção por coronavírus é mantendo distanciamento social e usando máscaras, além das vacinas que já estão sendo aplicadas no Brasil. 

Inhame (macaxeira), maçã e água de coco usados na receita caseira para  
covid-19. Foto: Reprodução/WhatsApp 

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste