Publicado originalmente em Observatório de Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.
O Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública da Universidade Federal do Paraná (CPOP/ UFPR) e o Núcleo de Comunicação Pública e Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUCOP/UFRGS) publicam a segunda edição do livro “Pactos e disputas político-comunicacionais sobre a presidenta Dilma”, disponível para download. Organizada pela coordenadora do NUCOP, a professora Maria Helena Weber, a obra reúne 32 textos e é dedicada ao professor Alexandre Rocha da Silva (UFRGS), in memoriam.
Os textos abordam a instigante personagem da política brasileira, que também se apresenta como um complexo acontecimento para a pesquisa, capaz de atrair questões dos campos político, jurídico, econômico, cultural e comunicacional. A obra reflete sobre diferentes aspectos relacionados a Dilma Rousseff e seus governos, de 2011 a 2016.
A proposta dos autores é oferecer contribuições para os estudos sobre a contemporânea democracia brasileira e o poder da comunicação, das mídias e das redes sociais digitais, que têm alterado o curso das práticas e do comportamento dos políticos. O livro consiste também no resultado de pesquisas realizadas no âmbito das universidades, especialmente em seus programas de pós-graduação.
A segunda edição da obra é lançada no momento em que Dilma Rousseff ocupa o cargo de presidenta do New Development Bank (NDB), o “banco do BRICS”.
Participam do livro 57 autores vinculados a 12 universidades brasileiras, assim como docentes ligados à Université Sorbonne Nouvelle, à Defensoria Pública e ao Museu da Imagem e do Som (MIS) de Fortaleza.