Publicado originalmente pelo Observatório de Comunicação Pública – OBCOMP.
No cenário de ascensão de inteligências artificiais (IA), um grupo de pesquisadores de diversos países lançou uma obra que questiona os desafios éticos do uso da ferramenta na comunicação. Intitulado Comunicação, Ética e IA: Diálogos sobre desafios e perspectivas na era digital, o livro reúne 16 textos de acadêmicos da Espanha, Itália, Portugal, Brasil e Uruguai.
O trabalho tem o objetivo de retratar as tensões e promover diálogos sobre o uso de lA na comunicação. Os textos refletem sobre moralidade, ética aplicada, desafios profissionais e redimensionamento dos processos comunicacionais. Publicados em seus idiomas originais (inglês, espanhol e português), são inéditos e foram selecionados a partir dos debates da 8ª edição da Media Ethics Conference, que aconteceu no ano passado em Coimbra.
A obra foi organizada por Carlos Camponez, Rogério Christofoletti e Juan Carlos Suárez Villegas, e foi editado pela Universidade do Minho (UMinho) em parceria com o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).
O livro está disponível gratuitamente para download neste link: https://www.cecs.uminho.pt/wp-content/uploads/2025/10/comunicacao_etica_ia-1.pdf.