Livro escrito pela diretora da ABPEducom ganha espaço nas bibliotecas das escolas municipais de São Paulo

Publicado originalmente em ABPEducom. Para acessar, clique aqui.

Os mais de 11 mil exemplares do livro “A cor na voz”: identidade Étnico-Racial, Educomunicação e Histórias de Vida”, escrito pela diretora da ABPEducom, Paola Prandini, foram distribuídos, em abril deste ano, para as bibliotecas de todas as escolas da cidade de São Paulo. A aquisição da obra, lançada em 2018, foi feita pela Rede Municipal de Educação da capital paulista. 

Fruto da dissertação de mestrado “A cor na voz: linguagem e identidade negra em histórias de vida digitalizadas por meio de práticas educomunicativas”, pela qual Prandini buscou analisar como se dá a construção da identidade negra de jovens, por meio da coleta de discursos de alunos da 8ª série de uma escola pública São Paulo, o livro, segundo a jornalista, tem caráter interdisciplinar e, portanto, pode ser trabalhado em qualquer disciplina da grade curricular das instituições públicas de ensino durante qualquer ano letivo. 

“É uma grande conquista e honra para mim, uma vez que a pesquisa foi realizada no chão da escola e precisava retornar para esse ambiente”, afirma Prandini. 

“O livro busca fazer uma reflexão em torno do processo de construção da identidade étnico-racial, por meio da produção de histórias de vida digitalizadas, em uma proposta educomunicativa para a promoção da equidade étnico-racial”, completa a educomunicadora sobre a contribuição que a obra pode promover para o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, previsto em lei.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste