Justiça por Marielle e Anderson: eventos no Rio cobram respostas

Publicado originalmente em Jornal O Cidadão do Bairro Maré. Para acessar, clique aqui.

Por Ana Cristina da Silva

No dia 14 de março de 2018, a ex-vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes foram brutalmente assassinados no Rio de Janeiro. Cinco anos após o crime que repercutiu internacionalmente, familiares e amigos ainda lutam por respostas. Neste ano, no aniversário de morte de Marielle e Anderson, uma série de eventos organizados pelo Instituto Marielle Franco aconteceram no Centro do Rio. A data contou com uma missa em memória da mareense e de seu motorista, exposições em museus, uma reunião entre familiares e o Ministério Público e ainda um festival na Praça Mauá. Para além de prestar homenagens, o objetivo das movimentações vistas naquele dia era cobrar por justiça e obter a resposta de uma pergunta que já vem sendo feita há cinco anos: quem mandou matar Marielle?

REUNIÃO NO MINISTÉRIO

Após uma missa realizada na Igreja Nossa Senhora do Parto, no Centro do Rio, familiares e responsáveis pelo Comitê Justiça por Marielle e Anderson se reuniram com o Ministério Público para mais uma vez persistir e exigir respostas sobre o caso. Monica Benicio, vereadora do Rio e ex-companheira de Marielle, informou que algumas das cobranças exigidas é de que Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, acusados em 2019 de serem os executores, sejam levados a julgamento e que as investigações apontem o mandante do crime. “A não resposta para a elucidação desse caso até hoje é uma mensagem do Estado ao dizer que hoje, no Brasil, se admite que existe um grupo político capaz de assassinar como forma de fazer política na certeza da impunidade”.

Familiares e representantes do Instituto Marielle Franco após reunião com o Ministério Público. Foto: José Bismarck.

Segundo a Diretora Executiva do Instituto Marielle Franco, Lígia Batista, já foram organizados encontros também com a Polícia Federal e o Superior Tribunal de Justiça para não só ressaltar que cinco anos sem respostas é tempo demais, mas também para compreender e identificar o que cada uma destas autoridades precisa entregar em relação ao caso. No entanto, para a ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle, Anielle Franco, o apoio do atual governo é notável. Segundo ela, o presidente Lula se dispôs a cooperar e colaborar com o caso. “Independente de estar como ministra do Estado ou não é para a família acalentador. A gente esperou cinco anos para ter um presidente para falar isso pra gente”, declarou Anielle.

No dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que em todo 14 de março seja celebrado o Dia Nacional Marielle Franco. Como todo projeto de lei, a proposta seguiu para o Congresso Nacional para ser avaliada. Para além de homenagear Marielle, o foco deste projeto é o enfrentamento à violência política de gênero e raça.

EXPOSIÇÕES EM MUSEUS

Escultura de 11 metros de Marielle foi instalada no Museu de Arte do Rio. Foto: José Bismarck.

Ainda no dia 14 de março de 2023, uma série de homenagens à Marielle puderam ser encontradas nos arredores da Praça Mauá. Logo de manhã, os familiares da mareense se reuniram no Pilotis do Museu de Arte do Rio (MAR) para a inauguração de uma escultura. A obra, feita de aço e metal e doada ao Instituto Marielle Franco pelo artista Pedro Nazareth, possui 11 metros de altura e chama a atenção até mesmo de quem passa por fora do Museu. Com entradas gratuitas naquele dia, os visitantes do Museu do Amanhã se depararam com um painel interativo carregando a história de Marielle através de texto, imagens e vídeo.

Foi no período da tarde, no entanto, que os coletivos Linhas da Gamboa e Bordados Militantes se reuniram próximos à escultura de Marielle para prestarem suas homenagens. O convite partiu do Instituto Marielle Franco e permitiu que houvesse uma roda de bordado, também chamada de “BordAção’, no Pilotis do MAR. Enquanto o grupo ensinava e fazia bordados, seus trabalhos carregando a imagem e a mensagem transmitida por Marielle durante sua vida eram expostos no local. De acordo com Célia Granhen, professora aposentada e integrante de ambos os coletivos, aquela era a 4ª edição do projeto Bordados para Marielle, tendo sido os dois primeiros online e o terceiro no Circo Voador no ano passado. “Nós fazemos bordados políticos. Nós somos seres políticos a favor da democracia. Somos pessoas de esquerda que estão mostrando sua mensagem para a população (…) nada mais político do que as mensagens que a Marielle plantou”, explicou Célia.

Parte da exposição feita pelos coletivos Linhas da Gamboa e Bordados Militantes. Foto: José Bismarck.

FESTIVAL JUSTIÇA POR MARIELLE E ANDERSON

Sendo a grande atração do dia 14, o festival reuniu não só a família de Marielle e Anderson como também diferentes artistas num grande palco montado na Praça Mauá. Enquanto a Orquestra Maré do Amanhã apresentou canções como Alagados do Paralamas do Sucesso e Rap da Felicidade de Cidinho e Doca, o Coral Talentos do Morro trouxe representatividade negra e favelada ao cantar músicas como A Voz da Resistência de Washington Duarte e Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero) do grupo O Rappa. Com uma programação que foi das 18h às 23h também subiram ao palco a cantora Azula, os rappers  Djonga e Marcelo D2, entre outros artistas.

Orquestra Maré do Amanhã durante sua apresentação no Festival Justiça por Marielle e Anderson. Foto: José Bismarck.

Durante o pronunciamento à imprensa, Anielle Franco esclareceu que tudo naquele dia ia muito além de homenagear Marielle e Anderson. “Esse Festival, embora tenha o nome de festival, é um pedido de justiça e a gente segue clamando, falando da memória da Mari, trazendo o legado”. Quem também se pronunciou no dia foi a viúva de Anderson Gomes, Agatha Arnaus, que diante do público do festival disse se sentir acolhida: “Eu não imagino como seria passar por isso sozinha, eu me sinto acolhida sempre, me sinto apoiada hoje e sempre. (…) Nossa, como é importante essa luta e ter cada um de vocês ao nosso lado, então obrigada”.

Confira abaixo nossa reportagem:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste