Publicado originalmente em Instituto Devir Educom. Acesse aqui.
Os integrantes do Clube Jovem de Educomunicadores, do projeto Memórias em Rede, desenvolvido pelo Instituto Devir Educom (Santos, SP) estão prestes a fazer história na ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação). Pela primeira vez, adolescentes que participam de um projeto educomunicativo estarão à frente de um curso oficial promovido pela associação.
Trata-se do Lab.Jovem Memórias em Rede: brincando de jornalismo para a cidadania, com carga horária de 10h, que acontecerá entre agosto e setembro (20/08, 27/08, 03/09, 10/09 e 17/09), das 19h30 às 21h30, em formato on-line, ao vivo. A atividade inaugura os minicursos promovidos pela ABPEducom, como explica o professor Ismar de Oliveira Soares: “Ao iniciarmos uma nova proposta formativa que atenda interessados com pouca disponibilidade de tempo, nada melhor que irmos direto à prática da educomunicação conduzida por uma geração que tem o que dizer: Somos educomuncadores. Venham ver como nós fazemos! “.
Na linha do que afirma o Presidente da ABPEducom, a iniciativa é uma experiência que coloca em ação a horizontalidade nos processos educativos, subvertendo lógicas verticais e adultocêntricas de ensino e explorando outras maneiras de pensar a educação. É justamente para cumprir esta missão, que a formação será conduzida por 17 adolescentes veteranos do projeto Memórias em Rede.
Na coordenação do curso, ao lado do educomunicador Marcelo Santos, a jovem Karol Lira (16 anos) demonstra suas expectativas: “Ao realizar um curso como docente, me sinto muito esperançosa de que o mundo ainda pode mudar e dar mais valor aos jovens e às suas vivências. Já tive essa experiência em uma aula do curso de aperfeiçoamento em Educom, mas poder projetar tudo do zero, estudar para preparar a aula e poder espalhar tudo que eu já aprendi, me sinto ouvida de verdade. Tenho muitas expectativas de que, com esse curso, nós vamos furar uma bolha na sociedade e provar que temos muito a ensinar, mesmo aos mais estudiosos”.

Temas a serem tratados
Nos encontros, os jovens promoverão aulas dialogadas, oficinas e dinâmicas sobre os seguintes temas:
- Educomunicação no projeto Memórias em Rede;
- Histórias de vida, memórias afetivas e tecnologia humana;
- Jornalismo cidadão, desinformação e educação midiática;
- Educação e violência: o afeto como revolução.

Inscrições
As inscrições para o minicurso estão abertas para jovens dos ensinos Fundamental II e Médio, estudantes universitários, educadores e profissionais das áreas de educação, comunicação, serviço social e psicologia, além de pesquisadores e profissionais do campo da Educomunicação.
Inscreva-se aqui
https://www.even3.com.br/lab-jovem-memorias-em-rede-brincando-de-jornalismo-para-a-cidadania-602114
