Integrante do Perfil-i publica artigo em Dossiê sobre Infodemia e Desinformação

Publicado originalmente em Perfil-I. Para acessar, clique aqui.

Neste mês, a Revista Comunicação Midiática, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (PPGCOM Unesp), publicou o Dossiê Infodemia e Desinformação em contextos de crise. Entre os trabalhos selecionados para compor a publicação, está o artigo Negacionismo à brasileira: os impactos da desordem informacional para o fenômeno da (des)infodemia no Brasil durante a pandemia da Covid-19, de autoria de Myllena Diniz, integrante do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i), e Marcos Prado, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI Ufal).

O artigo apresenta um panorama sobre a ascensão do fenômeno da infodemia, conceito designado à epidemia da informação, considerada um problema de saúde pública pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e caracterizada pelo fluxo exacerbado de conteúdos informacionais – verdadeiros, falsos, incompletos ou retirados de contexto, com impactos severos no tecido social.

Segundo a autora, o trabalho abordou a infodemia dentro do contexto pandêmico da Covid-19, no Brasil, sob o governo de Jair Bolsonaro.

“Trata-se de uma reflexão teórica, com viés ensaístico, acerca dos impactos da disseminação da desinformação, como elemento da (des)infodemia, produzida pelo governo bolsonarista, durante a pandemia da Covid-19. Por meio dela, nota-se a adoção de estratégias de desordem informacional a serviço de projetos políticos antidemocráticos, o que também possibilita um alerta para a informação e a ideologia como possíveis Determinantes Sociais de Saúde”, ressalta Myllena Diniz, que é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI Ibict/UFRJ).

Para acessar o artigo, na íntegra, clique aqui.

O Dossiê

Ao todo, o Dossiê Infodemia e Desinformação em contextos de crise reúne onze artigos sobre a temática, além de duas resenhas e uma entrevista com João Canavilhas, professor da Universidade Beira-Interior, em Covilhã (Portugal) – um dos pesquisadores mais citados, no Brasil, sobre webjornalismo. De acordo com a doutora em Comunicação e editora da revista, Liliane Ito, a ideia é apresentar as relações entre oportunismos, estratégias e poder, que perpassam a lógica da desinformação em contextos de crise.

“Para além do espalhamento de informações falsas, o que está em jogo, quando se trata de desinformação em contextos de crise, são estratégias pela disputa de poder político e econômico. Por meio de ações aparentemente descoordenadas, manipula-se a opinião pública ao ponto de se colocar em risco vidas, como ocorrera com a descredibilização da Ciência durante a pandemia da Covid-19, altamente politizada no Brasil”, destaca Ito.

A edição completa da revista encontra-se disponível aqui.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste