Publicado originalmente em Observatório de Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.
O Instituto Democracia em Xeque anunciou a criação dos Hubs Regionais, uma rede de grupos de pesquisa distribuídos por diversas regiões do Brasil, com o objetivo de monitorar as campanhas de desinformação e as narrativas nocivas em torno das eleições municipais de 2024 e das questões climáticas nas plataformas digitais. Estão representadas no estudo duas capitais sudestinas, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP); uma nordestina, Fortaleza (CE); duas sulistas, Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) e uma do Centro-Oeste, Cuiabá (MT).
A iniciativa, que já divulgou sua primeira edição de estudos, foca especialmente no TikTok, plataforma de vídeos curtos, onde busca identificar a prevalência e a circulação de conteúdos prejudiciais à integridade eleitoral. Além disso, os pesquisadores analisam de que forma as candidaturas estão utilizando o TikTok em suas campanhas. Os dados estão disponíveis em levantamentos que podem ser acessados por pesquisadores e demais interessados na íntegra e de forma gratuita.
Com os Hubs Regionais, o Instituto espera aumentar a capacidade de análise descentralizada dos fluxos de informações digitais, adaptando-se às diferentes realidades tecnológicas e políticas de cada região do país. Porto Alegre é uma das capitais monitoradas e é possível acessar os dados quantitativos e qualitativos sobre a campanha. Um dos resultados do monitoramento é que a enchente histórica de maio de 2024 é pouco abordada, dado que reforça o apontado pela investigação em andamento realizada pelo Observatório de Jornalismo Ambiental e Observatório de Comunicação Pública (OBCOMP).