Publicado originalmente em instagram de Rádio Paulo Freire. Para conferir o post na íntegra clique aqui.
AIDS não tem cura, mas tem prevenção, diagnóstico e tratamento. Por isso, se você teve relação sexual desprotegida e ficou na dúvida, procure uma unidade de saúde e faça o teste de HIV. É rápido, seguro e gratuito.
????Para evitar a transmissão da AIDS, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão.
????O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos.
????Quem vive com HIV e faz o tratamento de forma correta pode ficar indetectável pelo exame de carga viral. Nestes casos, o vírus não é transmitido por via sexual. Por isso, além de garantir mais qualidade de vida para quem vive com o vírus, o tratamento adequado também é uma importante forma de evitar a infecção pelo HIV em suas parcerias.
?Previna-se, faça o teste e procure se informar para não reproduzir nenhum tipo de preconceito.