Infodemia: fake news e desinformação em tempos de pandemia

Num ambiente de excesso de informação, agravado nos dois últimos anos pela inundação de “notícias falsa”- popularmente conhecidas por fake news, sobre a covid-19 e alguns supostos tratamentos alternativos para o combate ao Coronavírus ou mesmo cura da doença, a infodemia prolifera. Trata-se de uma condição combinada entre as notícias falsas, excesso de informação ou desinformação, atrelado ainda ao potencial disseminador da comunicação em rede da internet.
Parte da denominada grande mídia e as Universidades Públicas, durante esse período, atuaram no sentido de combater esse ambiente de desinformação, esclarecendo a sociedade sobre o que realmente a ciência estava produzindo e quais as melhores formas de combater a doença na defesa da vacinação.
Nesse sentido, os integrantes da mesa discutirão: Esse embate foi eficiente? Quais são as causas e consequências de um ambiente midiático impregnado de desinformação? Quais os principais desafios que a Universidade Pública no combate às informações falsas na área da ciência? Há necessidade de mudança de como a Universidade Pública se comunica com a sociedade em tempos de infodemia?

Mais informações no site da UNIFESP. Clique aqui.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste