Imagens de avião sendo desinfetado não têm relação com vírus hMPV

Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra imagens internas de um avião em que pessoas com máscaras passam pelo corredor desinfetando a aeronave. Segundo a legenda, isso ocorreu por causa do surto na China de casos do vírus metapneumovírus humano (hMPV). É falso. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Novo vírus chinês já causa pânico e medo de se espalhar pelo mundo

– Legenda de post que circula no WhatsApp

Falso

As imagens que circulam nas redes foram publicadas por um perfil no X (antigo Twitter), em 23 de dezembro de 2024. O usuário reclamou na mensagem que os passageiros estavam sendo “tratados como animais” pela companhia aérea British Airways. “Atraso de 24 horas devido a gases no avião”, relatou. A empresa chegou a responder o perfil, lamentando o ocorrido.

Segundo notícias veiculadas na imprensa italiana, um avião da British Airways, que saiu de Londres com destino a Sharm El-Sheik, no Egito, precisou fazer uma parada de emergência em Veneza, na Itália, por causa de uma intoxicação a bordo, “com quatro passageiros e três tripulantes sofrendo de irritações na pele e nas vias respiratórias”. Não há qualquer menção sobre o surto na China de casos de metapneumovírus humano (hMPV). 

De acordo com o jornal italiano Venezia Today, o desvio de rota ocorreu depois que tripulantes apresentaram sintomas neurológicos leves, incluindo tontura, no meio do voo. “Os afetados receberam tratamento médico no local, mas os sintomas diminuíram sem necessidade de hospitalização. As investigações do corpo de bombeiros não encontraram evidências de substâncias nocivas na aeronave. As operações do aeroporto foram pouco afetadas”.

Sobre o hMPV

O metapneumovírus humano (hMPV) não é uma infecção nova, foi identificado em 2001 na Holanda, e faz parte da família de vírus sincicial respiratório (VSR) — responsável pela causa de sintomas semelhantes aos do resfriado. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o hMPV pode causar doenças respiratórias em pessoas de todas as idades, especialmente entre crianças de até 5 anos e idosos. 

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, negou que haja uma pandemia de hMPV. “As infecções respiratórias tendem a atingir o pico durante o inverno. As doenças parecem ser menos graves e se espalhar em menor escala em comparação ao ano anterior”, disse. 

No Brasil, o Ministério da Saúde publicou nota em que afirma que está acompanhando  “atentamente” a situação do hMPV na China. De acordo com Marcelo Gomes, coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, até o momento não há alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Embora o risco de uma pandemia seja considerado baixo pelos especialistas, o Ministério da Saúde salienta que é fundamental reforçar as medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias”, diz a nota da pasta.

Segundo especialistas entrevistados pelo jornal britânico The Guardian, o hMPV não é como o SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, pois já existe há vários anos e há um nível de imunidade na população global de infecções passadas. “Não creio que estejamos necessariamente preocupados com uma pandemia com esse vírus, mas o aumento de casos e o impacto que ele está tendo são significativos”, afirmou um dos experts. De acordo com o jornal, essa detecção de novos casos é um reflexo da vigilância e dos testes intensificados na China após a pandemia de Covid-19.

Checagem similar foi produzida por Aos Fatos

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »