Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.
Circula pelas redes sociais um vídeo de uma reportagem mostrando a região da Rua 25 de março, em São Paulo — maior centro comercial a céu aberto da América Latina —, completamente vazia e com as lojas fechadas. O vídeo é antigo, foi editado e tirado de contexto para parecer atual.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“O inacreditável aconteceu
Comerciantes da região da 25 de Março começam a devolver [os imóveis]”
– Texto em vídeo de reportagem mostrando a região da Rua 25 de Março vazia que circula nas redes
Falta contexto
As imagens são, na verdade, de uma reportagem exibida em 9 de abril de 2020 pelo programa Balanço Geral SP, da Record, que mostrava os efeitos das medidas de isolamento social adotadas durante a pandemia de Covid-19 no comércio da região.
Para parecer atual, o vídeo enganoso editou a reportagem da Record, excluindo menções à pandemia e ao impacto das políticas de isolamento no comércio de São Paulo em 2020, com o objetivo de induzir o público a acreditar que o conteúdo é recente.
Veja, abaixo, a reportagem original:
Ao contrário do que a postagem enganosa sugere, reportagens recentes, como as publicadas pela Folha de S.Paulo e o Jornal Nacional, destacam que a movimentação na Rua 25 de Março, em dezembro de 2024, foi intensa. Segundo as publicações, consumidores de diferentes estados lotaram a região — como é comum no fim do ano —, para aproveitar os preços mais acessíveis e garantir os presentes de Natal.
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.