Imagens da Rua 25 de Março vazia são de 2020, não atuais

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais um vídeo de uma reportagem mostrando a região da Rua 25 de março, em São Paulo — maior centro comercial a céu aberto da América Latina —, completamente vazia e com as lojas fechadas. O vídeo é antigo, foi editado e tirado de contexto para parecer atual.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“O inacreditável aconteceu

Comerciantes da região da 25 de Março começam a devolver [os imóveis]”

– Texto em vídeo de reportagem mostrando a região da Rua 25 de Março vazia que circula nas redes

Falta contexto

As imagens são, na verdade, de uma reportagem exibida em 9 de abril de 2020 pelo programa Balanço Geral SP, da Record, que mostrava os efeitos das medidas de isolamento social adotadas durante a pandemia de Covid-19 no comércio da região. 

Para parecer atual, o vídeo enganoso editou a reportagem da Record, excluindo menções à pandemia e ao impacto das políticas de isolamento no comércio de São Paulo em 2020, com o objetivo de induzir o público a acreditar que o conteúdo é recente.

Veja, abaixo, a reportagem original: 

Ao contrário do que a postagem enganosa sugere, reportagens recentes, como as publicadas pela Folha de S.Paulo e o Jornal Nacional, destacam que a movimentação na Rua 25 de Março, em dezembro de 2024, foi intensa. Segundo as publicações, consumidores de diferentes estados lotaram a região — como é comum no fim do ano —, para aproveitar os preços mais acessíveis e garantir os presentes de Natal.

Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »