Imagem do Papa Francisco deitado em cama foi criada com inteligência artificial

Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais uma imagem do Papa Francisco deitado em uma cama, supostamente registrada durante sua internação. A imagem é falsa e foi criada por Inteligência Artificial (IA). O pontífice está internado desde o dia 14 de fevereiro e, até o momento, o Vaticano não divulgou nenhuma imagem dele no hospital. 

Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​: 

Oremos pelas rápidas melhoras do Papa Francisco! O quarto estava quase em silêncio, só se ouvia o murmurar do vento que entrava pela janela entreaberta.

– Legenda da imagem que circula nas redes sociais

Falso

A imagem que mostra o Papa Francisco deitado em uma cama não é verdadeira. Trata-se de um conteúdo gerado por inteligência artificial. A plataforma SightEngine, que detecta conteúdos de imagens criadas por IA, analisou a foto e concluiu que ela foi gerada artificialmente. 

Site SightEngine alega que o conteúdo foi criado com inteligência artificial. Foto: Reprodução

Além da análise da plataforma, é possível identificar, no canto inferior direito da foto falsa, uma marca d’água do Grok, chatbot de inteligência artificial que cria imagens e está disponível para acesso no X (ex-Twitter).

Marca d’água mostra que a imagem foi criada pelo Grok. Foto: Reprodução

No final de fevereiro, outra imagem falsa do Papa Francisco foi compartilhada nas redes. A foto mostrava o Pontífice respirando com o auxílio de aparelhos, no entanto, era uma conteúdo criado com inteligência artificial. Entre os indícios de manipulação, era possível perceber erros como a máscara de inalação que não estava corretamente posicionada no rosto.

Vaticano não divulga imagens de Francisco desde 14 de fevereiro

A última imagem oficial do Papa Francisco foi publicada em 14 de fevereiro, momentos antes da sua internação no Hospital Gemelli, em Roma, por uma pneumonia bilateral.

Os médicos do Pontífice disseram que não pretendem divulgar fotos dele internado. “Não queremos uma foto do Papa de pijama no jornal, vamos respeitar a privacidade de qualquer pessoa. Quando ele quiser se mostrar, ele vai se mostrar. Mas tem que se vestir como Papa, ele não está na cama com roupa de Papa”, ressaltou Sergio Alfieri, médico do Pontífice em entrevista à imprensa. 

Santa Sé informou no último boletim de saúde do Papa, divulgado na manhã desta segunda-feira (10) que ele teve uma noite tranquila e segue em tratamento. Um novo boletim médico deve ser divulgado ainda hoje.

Segundo informado, Francisco continuou a fisioterapia respiratória e motora, passando da ventilação mecânica não invasiva para a oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais. 

Mesmo internado, o Pontífice acompanhou por vídeo os exercícios espirituais da Cúria Romana e foi informado sobre as inundações na Argentina, manifestando solidariedade às vítimas.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »