Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.
Circula pelas redes sociais uma imagem que mostra cinco homens com os braços levantados e as mãos amarradas ao teto enquanto outros quatro homens os vigiam. A legenda da imagem afirma que a cena mostra prisioneiros reclusos a mando de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, por serem opositores ao seu governo. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
Prisioneiros políticos na Venezuela a mando de Maduro
– Legenda de imagem que circula pelas redes sociais
Falso
O vídeo mostra um trecho do longa-metragem venezuelano “Símon”, lançado nos cinemas em setembro de 2023, e disponível na plataforma de streaming Netflix. A imagem, portanto, é ficcional e não de um acontecimento real. A mesma cena pode ser conferida no teaser e no trailer oficial do filme.
A obra ficcional, escrita pelo venezuelano Diego Vicentini, apresenta a história de Simón, um estudante de engenharia que lidera um grupo de universitários em protestos contra um regime ditatorial. A trama reflete os eventos de 2017 na Venezuela, quando intensos protestos contra o governo de Nicolás Maduro levaram a uma repressão estatal ampliada.
A película, que critica a estrutura de repressão do regime, causou surpresa por ter escapado da censura do governo e ter recebido o certificado de filme venezuelano. A produção recebeu os prêmios de Melhor Filme e Melhor Diretor durante o Festival de Cinema Venezuelano, em julho de 2023.