Imagem de Giovanna Ewbank é manipulada com IA para venda de “produto milagroso”

Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo em que a modelo e apresentadora Giovanna Ewbank promove um produto que promete regenerar a pele. É falso. Trata-se de uma deepfake.

Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​: 

Eu não vou mentir, mas a verdade é que gastei uma fortuna com cremes que não fizeram nada. Eu achei que estava fazendo a coisa certa. A pele começou a perder firmeza e todo mundo dizia ‘investe em um bom creme anti-idade’. Mas, o que ninguém me contou foi o que veio depois. Eu gastava milhares de reais em cremes famosos, mas minha pele continuava a mesma, as rugas ainda estavam lá, a flacidez só piorava e o pior: eu me sentia enganada […] Foi quando descobri um produto feito à base de silício orgânico, um mineral que traz resultados únicos para nossa pele. Diferente dos cremes ele não só hidrata, ele regenera […] Clique em ‘saiba mais’ e leia o artigo para entender como esse mineral funciona 

– Transcrição do vídeo que circula nas redes sociais

Falso

O vídeo não é verdadeiro. Giovanna Ewbank nunca promoveu tal produto. Trata-se de uma deepfake – técnica que manipula o que foi dito no conteúdo original com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). A Lupa identificou que estão circulando nas redes sociais ao menos três vídeos que manipulam a imagem da atriz para promover um suposto suplemento alimentar.

Para criar a deepfake, foi utilizado um vídeo original publicado por Ewbank em seu perfil no Instagram, no dia 19 de fevereiro deste ano. Na gravação a atriz faz reflexões sobre o amor. Sem qualquer menção sobre o suposto suplemento que promete regenerar a pele.

Deepfake foi desmentida pela artista: “Não sou eu”

Giovanna Ewbank se pronunciou nas suas redes sociais para falar sobre a fraude. “Fui alertada por algumas pessoas sobre esse vídeo ‘meu’ que estava rolando nas redes e fiz questão de vir bater um papo com vocês porque não vai ser a última vez que vocês verão esses conteúdos falsos, então fiquem sempre alertas a possíveis tentativas de golpes”, escreveu na legenda da publicação. 

Sem registro na Anvisa

Ao clicar no link fraudulento que acompanha o vídeo falso com a imagem de Giovanna Ewbank, o usuário é redirecionado para o site de um suplemento alimentar. Nesse portal, há uma espécie de artigo que apresenta depoimentos – falsos – sobre os supostos efeitos do produto. A apresentadora Ana Maria Braga também é citada no texto e teve sua imagem manipulada para dar credibilidade ao conteúdo. 

O composto ofertado é apresentado com dois nomes diferentes. A Lupa pesquisou no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não identificou nenhum dos nomes como um produto autorizado para comercialização pela Agência. Isso significa que o item não possui segurança e nem eficácia comprovada pela autarquia

Imagens de famosos são manipuladas em vídeos fraudulentos

Não é a primeira vez que a Lupa verifica que vídeos de políticos, personalidades da mídia e celebridades são deturpados e utilizados de forma indevida para promover produtos que prometem soluções milagrosas ou até mesmo golpes. Neste mês, por exemplo, uma gravação manipulada do jogador Paulo Henrique Ganso foi compartilhada para induzir usuários a cair em um golpe que prometia uma camisa do Fluminense de forma gratuita, mas capturava dados pessoais e extorquir dinheiro das vítimas. 

Imagens de apresentadores como AngélicaReinaldo GottinoCelso Portiolli, Fátima Bernardes, César Tralli, Rodrigo Faro e Ratinho também já foram manipuladas por golpistas. O objetivo desse tipo de fraude que utiliza gravações manipuladas de pessoas famosas é trazer mais confiança para o que está sendo ofertado ou promovido.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »