I Colóquio de Filosofia da Tecnologia da PUC Rio

Para se inscrever, acesse o link: https://www.even3.com.br/i-coloquio-filtec/

Sobre o evento

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Tecnologia da PUC-Rio convida a todos(as) para o seu primeiro Colóquio Internacional com o tema Coexistência e Mundo Digital – Diálogos Possíveis.

O avanço acelerado das tecnologias de informação nos coloca diante da modulação da realidade de maneiras nunca antes experimentadas. Considerando as mais diversas questões emergentes dessa transformação em curso, o presente Colóquio convida pesquisadores de diferentes áreas como a Filosofia, a Educação, a História, a Comunicação e a Computação a dialogarem sobre tais ditames. 

Tomando como horizonte o desafio da (co)existência em um mundo cada vez mais digitalizado, marcado tanto pela sincronização quanto pelo borramento de fronteiras espaciais, o Colóquio será estruturado em torno de três temas principais: Educação; Política; Linguagem e Ontologia. 

O tema da educação é fundamental, demandando reflexão sobre as novas formas de subjetivação, de ensino e aprendizagem, formal e informal, além da nova economia do conhecimento em termos mais gerais. Trata-se, sobretudo, de discutir como formar mais do que meros usuários de novas tecnologias.

O tema da política traz questões ligadas à desinformação e às fake news, bem como novas formas de organização e exercício do poder. O tema da coexistência ganha aí sua face mais direta e desafiadora.

Por fim, o tema que combina Linguagem e Ontologia se entrelaça com os outros dois, todavia com maior ênfase nas modificações no nosso senso de realidade, orientação e modificações na discursividade em geral.

Público alvo: Contamos com um tema multidisciplinar, o que torna o Colóquio não só voltado para alunos e professores da Filosofia e das Humanidades em geral, mas também de pessoas com formação e atuação nas áreas de Computação e Engenharias.

Programação: O Colóquio será estruturado em um formato de mesas de apresentação e discussão, compostas por dois apresentadores e um moderador. Cada apresentador terá 30 minutos de fala, com 30 minutos de discussão ao final das duas apresentações.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste