Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.
Por Marta Alencar
Etiqueta: Desdobro (Enganoso)
Infelizmente, cair em golpes de lojas virtuais ou perfis falsos nas redes sociais é cada vez mais comum. Um perfil falso do Hotel Mareiro em Fortaleza entrou em contato com internautas e solicitou que eles preenchessem um falso cadastro. Na mensagem, o golpista solicita dados pessoais e afirma que o hotel estaria sorteando três diárias para os usuários e acompanhantes. A COAR alerta que o hotel não está realizando nenhum sorteio de diárias. Além disso, os perfis oficiais do hotel são: site, Facebook e Instagram.
O primeiro ponto que a COAR orienta é que o usuário verifique quais os perfis oficiais da empresa. Na dúvida, entre em contato pelo telefone oficial que aparece no site ou na busca do Google. Segundo se o usuário não preencheu nenhum cadastro e não segue o perfil, desconfie, provavelmente é golpe. O terceiro ponto que a COAR alerta é que geralmente hotéis e instituições de ensino no Nordeste são alvos de falsos sorteios promovidos por golpistas. Lembre-se promoções fáceis demais e sorteios muito vantajosos podem sinalizar golpes na internet.
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados no Piauí, Michel Saldanha, orienta que o consumidor procure o Procon do seu estado e seja cauteloso com relação às compras por meio de perfis ou páginas em redes sociais.
Empresas também são prejudicadas e, como consequência, perdem negócios, como restaurantes, hotéis, clínicas, faculdades e outras centenas de empresas no piauí são alvos desses perfis fraudulentos nas redes sociais. No Nordeste, há vários registros e denúncias de empresas, principalmente do segmento hoteleiro, que são vítimas de criminosos virtuais.
CONTEÚDO ENGANOSO
Não esqueça que:
– Para o Procon, a opção mais segura é o acesso direto ao site oficial da empresa.
– Você, deve optar, sempre que possível, por lojas online conhecidas e com credibilidade.
– Desconfia do perfil de uma loja nas redes sociais ou em um site e acredita que possivelmente seja falso e criado por golpistas? Leve o caso ao Ministério Público do seu estado, por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). No Piauí, o primeiro contato com o órgão é por meio do telefone (86) 98195-5177 e o email procon.alepi@mppi.mp.br.
A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).