“Guerra da vacina”: vídeo se passa por reportagem para atacar governador de São Paulo

Publicado originalmente em Nujoc Checagem por Márcio Granez. Para acessar, clique aqui.

Em vídeo postado no Instagram do Patriotas, partido aliado ao presidente Bolsonaro, está circulando mensagem que associa o governador do estado de São Paulo, João Doria – PSDB, à imagem de “desesperado” em sua defesa da vacina de origem chinesa, a Coronavac. O material chegou para verificação do NUJOC pelo aplicativo Eu Fiscalizo, da Fundação Oswaldo Cruz – disponível em Android e iOS.

São cerca de dois minutos de um vídeo que imita a linguagem de uma reportagem jornalística, mas que tem claros sinais de mensagem ideológica. O vídeo apresenta uma interpretação do comportamento do governador de São Paulo nos seguintes termos: “Para entender os últimos acontecimentos e a obsessão de João Doria pela vacina chinesa, é preciso antes de qualquer coisa entender o seu grande desespero político. O governador de São Paulo vem caindo nas pesquisas mês a mês. Enquanto isso, Bolsonaro tem os melhores índices de avaliação desde o início de seu governo”.

O vídeo também traz trechos editados de declarações de João Doria sobre a vacina, como a previsão de uma data para entrega – que ainda não se confirmou – e aquela em que ele prevê a obrigatoriedade do imunizante no estado de São Paulo – o que ainda está em discussão. Contrapondo essas declarações, o vídeo traz afirmações em destaque do presidente Jair Bolsonaro, nas quais ataca os adversários que defendem as vacinas. Para acessar o vídeo na íntegra, clique neste link.

Trecho do vídeo na rede social: pregação ideológica. Imagem: Reprodução

Sobre o conteúdo do vídeo, ele é a expressão dos que defendem o governo do atual presidente. Não se trata propriamente de informação, mas de material doutrinário, que não apresenta fatos, mas polêmica. Porém a forma como o material foi editado e narrado tenta passar a ideia de que se trata de material informativo e isento.

A matéria não é uma notícia, mas uma opinião – e opinião com forte viés ideológico. Para ser notícia, precisaria se ater aos princípios do jornalismo, como o contraditório e a busca pela isenção. Para isso, seria preciso ouvir os implicados no fato e os especialistas que ajudam a interpretá-lo. Mas isso não aparece na mensagem: trata-se de ataque à reputação de um rival político, sem passar pela exposição do fato e sem argumentos contrários.

A mensagem se situa no contexto da “guerra das vacinas”, que atualmente divide o país entre os “a favor” e “contra” o imunizante. É mais uma peça de propaganda dos que apoiam o governo Bolsonaro, disfarçada de notícia.

Diversas iniciativas têm sido tomadas atualmente para combater a desinformação, entre elas os grupos que trabalham com o letramento e educação midiática. Consiste em ensinar, dentro ou fora do âmbito escolar, as técnicas da comunicação e do jornalismo, com vistas a orientar a população sobre informação de qualidade. Algumas dessas iniciativas você pode conferir na página da Rede Nacional de Combate à Desinformação, neste link aqui. Entrando na página, busque por “parceiros” e “comunicação educativa”.

Sobre a polêmica em torno das vacinas que coloca o governo de São Paulo em conflito com o governo federal, você pode conferir outras matérias recentes feitas pela equipe do NUJOC, aqui e aqui.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste