Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (UFPR) lança e-book sobre propagandas televisivas nas eleições 2020

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

Eleições 2020: análise da propaganda eleitoral nas capitais brasileiras, do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL-UFPR), apresenta a análise das propagandas televisivas exibidas no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, de campanhas para as prefeituras em 2020. Com um artigo para cada capital brasileira, o e-book conta com 352 páginas e envolveu mais de 50 pesquisadores. 

A publicação também inaugura a coleção Comunicação Política e Eleitoral, uma parceria institucional do CEL com a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (Eduepb), que se propõe a estudar, de forma contínua e permanente, as variáveis que influenciam a formação de discursos e posicionamentos de agentes políticos e temas destacados nas disputas políticas e eleitorais que influenciam as políticas públicas que são implementadas a cada ciclo eleitoral. Refletindo, em última instância, em áreas variadas como educação, saúde, segurança, economia, infraestrutura, pautas identitárias, sociais e ambientais, além de impactar conceitos mais abstratos, mas não menos relevantes, como ideologia, ética, moral e cidadania.

As pesquisas expressas no livro utilizam a metodologia de análise quanti e qualitativa. A particularidade do método, proposto pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral (CEL-UFPR), é a junção entre os dados quantitativos alcançados pelas porcentagens das temáticas encontradas nos programas televisivos veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral com análise qualitativa das narrativas apresentadas a partir dos códigos de comunicação linguístico, sonoro, visual.

O e-book Eleições 2020 foi lançado em um evento online com a participação dos seus organizadores, a professora Dra. Luciana Panke, líder e fundadora do CEL, o professor do curso de Comunicação da UFPR e membro do grupo, Dr. Ary Azevedo e o pesquisador Lucas Gandin, doutor em Ciência Política pela UFPR, e de autores e autoras. O lançamento pode ser assistido aqui: https://youtu.be/YHBrYFiujCU

O livro pode ser baixado gratuitamente aqui: http://www.comunicacaoeleitoral.ufpr.br

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste