Governo e EBC instalam GT para debater comunicação pública

Publicado em Observatório de Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

Crédito da foto: Lucas Leffa/Secom. 

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) instalaram um grupo de trabalho que vai debater participação social, definir diretrizes e propor medidas para o aprimoramento da comunicação pública no País. 

A instalação do GT ocorreu em encontro realizado na última segunda-feira (18/12). O ministro da Secom, Paulo Pimenta, afirmou que o processo permitirá que todos os envolvidos possam fazer uma reflexão e um diagnóstico do setor para projetar uma agenda para a comunicação pública brasileira. 

“Apesar de todas as dificuldades que nós passamos este ano, acredito que estamos iniciando um processo que nos ajudará a ter realmente um sistema de comunicação pública no Brasil. E que esse projeto não seja apenas uma esperança para o nosso país, mas também se torne uma referência internacional”, destacou. 

Para o presidente da EBC, Jean Lima, “encerrar o ano abrindo esse diálogo sobre a participação social e a comunicação pública é muito importante”. Ele sublinhou o apoio da Secom, “que vem nos ajudando a promover parcerias e a fortalecer o sistema público de comunicação”.

O professor emérito da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e ex-integrante do Conselho Curador da EBC, Murilo César Ramos, disse esperar que a EBC possa ter de volta uma instância de participação social, nos moldes do Conselho Curador extinto em 2016, no governo Temer. 

“É só uma instância como essa que pode garantir à empresa e seus veículos a autonomia necessária ao cumprimento da sua missão original de oferecer à sociedade toda sorte de programação informativa, cultural, educativa, que seja inclusiva, diversa, plural, radicalmente democrática, livre de ingerências indevidas por parte de quem esteja eventualmente no poder”, ressaltou o professor. 

O GT é formado por representantes da Secom, da EBC, do antigo Conselho Curador da estatal e de entidades representativas dos trabalhadores e deverá realizar, ao todo, oito reuniões para propor medidas e diretrizes. A próxima está prevista para o dia 9 de janeiro de 2024.  

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste