Governo da Venezuela não doou cilindros de oxigênio para Manaus?

Publicado originalmente em Coar Notícias por Wanderson Camêlo. Para acessar, clique aqui.

Checamos mais uma informação relacionada ao combate do novo coronavírus. Essa diz respeito ao envio de cilindros de oxigênio da Venezuela para o estado brasileiro do Amazonas, assunto que virou polêmica devido à velha polarização esquerda VS direita.

“Dono da White Martins rebate o jornal, não foi a Venezuela quem enviou oxigênio, foi a nossa filial que está na Venezuela”. A afirmação consta em uma foto, que circula em grupos de WhatsApp e em várias outras redes sociais virtuais.  

Foto: reprodução/internet

Depois da verificação do conteúdo, foi possível constatar que o mesmo é falso. Vários meios de comunicação, aliás, contribuíram para desmentir o boato destacando pronunciamento da própria White Martins.

“Esta ação específica que está sendo divulgada na imprensa de que chegará oxigênio da Venezuela em Manaus (…) não tem o envolvimento da White Martins”, disse a porta-voz da empresa, Daniela Melina, no último dia 19, por meio de nota enviada a vários portais de notícia nacionais.

O próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, contribuiu com a desinformação ao afirmar, durante uma live realizada nesta quinta-feira (21). “Para meus conhecimentos, foi a empresa White Martins, sediada na Venezuela [quem doou os cilindros]”, disse ele na oportunidade, também aproveitando para criticar o presidente venezuelano, Nicolas Maduro.

“Vou fazer uma sugestão para o pessoal que adora o Maduro, que tal vocês fazerem uma proposta pata o Maduro, que tal o Maduro conceder um auxílio emergencial para o seu povo? ” questionou, de forma irônica, Bolsonaro.

O envio de cilindros de oxigênio ao estado do Amazonas, para suprir a necessidade de hospitais de Manaus que lidam com o tratamento de acometidos pela Covid-19, foi anunciada pelo governo local ainda no dia 17 deste mês. Os mantimentos saíram da fábrica da siderúrgica estatal Sidor, localizada no estado de Bolívar.

O governador do município venezuelano de Bolívar, Justo Noguera, anunciado o envio dos cilindros (Foto: reprodução/Twitter)

O governador do município venezuelano, Justo Noguera, também anunciou a doação, por meio de seu perfil pessoal no Twitter, no dia 17. O executivo do Amazonas enviou uma carta a Noguera como forma de agradecimento.

Justo Noguera compartilhou cópia do trecho da carta enviada pelo governo do Amazonas (Foto: reprodução/Twitter)

Caso você receba mensagens com informações duvidosas, questione e não compartilhe. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.

Referência da COAR:

Correio Braziliense

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste