Gonçalves Dias não disse que José Dirceu foi ‘mentor’ dos atos golpistas de 8 de janeiro

Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais a informação de que o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, teria dito, em depoimento à Polícia Federal, que o petista José Dirceu foi o mentor da invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano. A postagem sugere que a informação teria sido publicada pelo colunista J.R. Guzzo no artigo “A casa caiu: foi o próprio governo Lula que armou a baderna do 8 de janeiro”. Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:

URGENTE !!!
_*Em depoimento hj em Brasilia na PF, ex ministro Gonçalves Dias ex GSI , delatou a dois delegados da Polícia Federal, que o grande mentor de 8 de janeiro a invasão a sede dos três poderes, foi Zé Dirceu, ele que planejou em conjunto com os demais petistas, que falará o nome deles e as filmagens das reuniões para produzir os atos terroristas foram todos traçados e planejados por JOSÉ DIRCEU, e com aval total do Presidente Lula, que não vai arcar sozinho com a culpa e que ser o primeiro a depor na CPMI*_

– Texto em imagem que circula nas redes sociais

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. De fato, J.R. Guzzo é autor de um artigo de opinião em que acusa Lula de armar os atos golpistas de 8 de janeiro para “se fazer de vítima”. Porém, o articulista não cita José Dirceu, que foi ministro-chefe da Casa Civil no primeiro mandato de Lula. O texto foi publicado na última quinta-feira (20) no site do jornal Gazeta do Povo.

Na sexta-feira (21), Gonçalves Dias prestou um depoimento à Polícia Federal, posteriormente divulgado na íntegra pela CNN Brasil. Novamente, em nenhum momento Dirceu foi citado. Além disso, a imprensa brasileira não publicou qualquer matéria relacionando o depoimento de Dias a Dirceu.

Dias pediu demissão do cargo de ministro-chefe do GSI em 19 de abril, após a CNN Brasil divulgar vídeos que mostram a invasão ao Palácio do Planalto durante os atos golpistas de 8 de janeiro. Nas imagens, Dias aparece caminhando entre os invasores e aparenta mostrar o caminho de saída para os criminosos. 

A divulgação das imagens foi o estopim para a abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 janeiro, que pode ser instalada ainda nesta semana no Congresso Nacional.

Esse conteúdo também foi verificado por Boatos.org e Aos Fatos.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste