Golpeflix reúne desinformação golpista que levou ao 8 de janeiro

Publicado originalmente em *Desinformante por Matheus Soares. Para acessar, clique aqui.

O Aos Fatos lançou nesta semana o Golpeflix, um site que reúne as mentiras que circularam em plataformas digitais e que impulsionaram o atentado à Praça dos Três Poderes no 8 de janeiro. Em formato de streaming, o projeto busca criar um memorial contra a desinformação e o golpismo, mostrando como as plataformas digitais foram lenientes com propaganda extremista.

Mais de 600 mídias, como áudio, imagem e texto, estão disponíveis em nove partes e traçam uma linha histórica desde as eleições de 2022. As informações foram selecionadas a partir do acervo de mais de 119 mil imagens, 25 mil áudios e 321 vídeos levantados pelo Radar Aos Fatos, que monitora campanhas online de desinformação.

No lançamento, às vésperas do aniversário do golpe militar de 1964, o veículo lembrou que uma parcela dos brasileiros foi estimulada a atacar a democracia para consolidar um projeto militarista, impulsionado pelas dinâmicas das plataformas de redes sociais.

“O Golpeflix revela como funciona, na prática, as câmaras de eco das plataformas digitais quando usadas para instilar paranoia e patrocinar um projeto militarista e autoritário. É também uma lembrança de como algoritmos e ferramentas de monetização usam a indignação seletiva como caixa registradora”, traz o texto de apresentação do projeto.

O projeto pode ser acessado por meio do link.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste