Golpe simula site do g1 para divulgar falso leilão da Receita Federal

Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais que a Receita Federal está realizando um leilão de diversos itens eletrônicos, como celulares de diferentes marcas e modelos, além de geladeiras e refrigeradores. A informação supostamente foi publicada pelo portal g1. O texto sugere que esses produtos fazem parte dos últimos lotes do ano e incentiva as pessoas a adquirirem os itens rapidamente. A matéria é acompanhada ainda de um vídeo do Jornal da Record sobre produtos apreendidos no Porto de Santos, litoral de São Paulo. É falso. Trata-se de um golpe

Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Receita Federal abre oficialmente o leilão anual de smartphones de encomendas abandonadas, esquecidas ou confiscadas. Último Dia de leilão. Veja a Reportagem Abaixo

– Texto em site que circula pelas redes sociais

Falso

O leilão anunciado na publicação não é oficial. Não é possível participar de um leilão da Receita Federal sem ter uma conta cadastrada na plataforma Gov.br. Comunicado divulgado no portal da Receita Federal retifica que a participação em seus leilões eletrônicos se dá somente por meio do Sistema de Leilão Eletrônico. Além disso, é imprescindível ter um código de acesso gerido no Portal e-CAC para poder sugerir um valor no Sistema de Leilão Eletrônico. 

A Receita Federal realiza leilões eletrônicos de produtos apreendidos, acessíveis a pessoas físicas maiores de 18 anos com CPF, ou empresas com CNPJ, sem pendências com o órgão. Nos leilões, os itens são organizados em lotes. Os editais com os itens disponíveis, que incluem desde eletrônicos até automóveis, estão no site do Governo Federal, e podem ser acessados por qualquer pessoa. Também é possível acessar o manual de licitantes com dicas para quem quiser participar de leilões eletrônicos.

Golpe usa identidade de portais

Os sites utilizados pela fraude imitam a identidade visual do g1 e da Receita Federal para enganar as vítimas, oferecendo itens como celulares, geladeiras, refrigeradores e TVs a preços atrativos. No entanto, essas ofertas são, na verdade, um golpe financeiro. Buscas no site do portal do g1 e no Google mostram que nenhuma informação sobre o suposto leilão da Receita Federal foi veiculada pelo site de notícias.

Captura de tela de site falso.

Além disso, o site golpista analisado pela Lupa exibe um trecho antigo do Jornal da Record, transmitido em 22 de setembro de 2023. Na reportagem, foi noticiado um leilão organizado pela Receita Federal, envolvendo mais de 6 mil produtos apreendidos no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, devido a fraudes na importação. 

A página que imita o portal g1 compartilha um link para o “site oficial” do leilão. Entretanto, o endereço compartilhado na publicação não segue o padrão “gov.br” e foi registrado há apenas oito dias, indício que é uma plataforma fraudulenta.

Captura de tela de falso site do g1 com link para o suposto leilão

Não é a primeira vez que golpistas reproduzem supostos leilões da Receita Federal para roubar dados pessoais e valores. Em julho de 2023, essa estratégia fraudulenta havia sido verificada pela Lupa. A publicação falsa afirmava se tratar de um leilão da Receita Federal com produtos a partir de R$ 150,00

Para não cair em golpes, o consumidor não deve clicar em links inseguros. Além disso, deve ficar atento aos certificados de segurança e só deve dar informações pessoais como endereço, CPF e dados de cartão de crédito quando tiver certeza que é a instituição oficial e que o site é seguro.

Como participar de um leilão da Receita Federal?

Para participar do leilão da Receita Federal, é preciso acessar o Portal e-CAC, fazer login com as credenciais do site do Governo Federal (com nível de confiabilidade prata ou ouro) e selecionar “participar de leilão eletrônico da Receita Federal”. Em seguida, escolhe-se o edital e o lote desejado. 

A participação ocorre em duas etapas: primeiro, o usuário faz uma proposta inicial; na segunda etapa, os lances competitivos são aceitos se estiverem até 10% abaixo do maior valor ofertado, e o pregão começa. O pagamento, em caso de arremate, depende do que está estabelecido no edital do leilão, podendo ser o pagamento integral ou o pagamento via sinal e complemento. 


Para saber mais sobre outros tipos de golpes, visite “Será que é Golpe?”, o novo site da Lupa em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A plataforma reúne mais de 120 conteúdos verificados sobre diversos golpes digitais, além de fornecer orientações sobre o que fazer caso você já tenha sido vítima de um golpe.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »