Golpe no Facebook usa falso leilão da Receita para enganar usuários

Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.

Anúncio no Facebook, de uma página chamada “Portal g1”, informa que a Receita Federal abriu oficialmente o leilão anual de smartphones de encomendas abandonadas, esquecidas ou confiscadas. Os interessados devem clicar em um botão “saiba mais”. É falso. Trata-se de um golpe.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Oportunidade
Receita Federal abre oficialmente o leilão anual de smartphones em encomendas abandonadas, esquecidas ou confiscadas. Aproveite agora clicando em “SAIBA MAIS”

– Texto em vídeo que circula nas redes sociais

Falso

A publicação é enganosa e conduz o usuário até um site fake de compras e não a uma página de leilões da Receita Federal. Contudo, após realizar o pagamento a pessoa não recebe os produtos adquiridos. 

Os golpistas estão aproveitando a divulgação de um leilão da Receita que ocorrerá em São Paulo, em 30 de janeiro, com a oferta de 203 lotes de mercadorias apreendidas ou abandonadas. Para não cair no golpe, confira nesta página oficial da Receita os itens que serão ofertados: http://www25.receita.fazenda.gov.br/sle-sociedade/portal. O período para recebimento das propostas inicia às 9h do dia 23 de janeiro e se encerra às 20h do dia 27 de janeiro.

Entenda como funciona o golpe

A página que tenta aplicar um golpe nos usuários do Facebook foi criada em 14 de janeiro com o nome de “Pamela Soares”. Quatro dias depois mudou a nomenclatura para “Portal g1”, cujo trecho do endereço é “https://www.facebook.com/profile.php?id=61…”, e conta com quatro seguidores. 

A verdadeira página do g1 na rede social chama-se “g1 – O Portal de Notícias da globo”, com endereço “https://www.facebook.com/g1” e possui um selo azul de identificação, o que significa que é uma página verificada pela Meta. Além disso, possui 11 mil seguidores e foi criada em 11 de abril de 2021.

O post fake tem um link que leva o usuário do Facebook a uma página que imita o site do g1. Trecho do endereço é “https://g1.noticiaseconomicas.s…”. Contudo, o site oficial do g1 é “https://g1.globo.com/” e não há nenhuma notícia publicada a respeito do leilão mencionado na publicação enganosa. No site falso há uma matéria relatando como comprar os produtos e, ao final, há um link que deveria levar ao suposto leilão. 

Página apócrifa imita o site do g1. Imagem: Reprodução

Entretanto, a página que deveria ser do leilão da Receita Federal é, na verdade, uma página de vendas (trecho do endereço é “https://leilaoreceitafederal.di…) que oferece produtos com preços bem inferiores aos praticados no mercado, como smartphones da Apple e Samsung por menos de R$ 180,00, além de bicicletas e aparelhos de ar- condicionado. Nesse site não há possibilidade de dar um lance, como seria o procedimento normal em um leilão oficial. O usuário tem apenas a opção de comprar o produto pelo valor ofertado.

Página hospedaria um suposto leilão da Receita Federal. Imagem: Reprodução

Uma busca no site Reclame Aqui mostra que dezenas de pessoas caíram no golpe nos últimos dias. Em comum, as pessoas relatam que fizeram o pagamento e não receberam o produto. Alguns usuários do Reclame Aqui inclusive relatam que viram o anúncio no suposto site de notícias.

Anúncios foram impulsionados

O golpe viralizou porque os golpistas estão publicando anúncios pagos nas plataformas da Meta, o que faz a postagem chegar a um grande número de pessoas. Ou seja, os golpistas estão investindo dinheiro para impulsionar a desinformação no Facebook. Na tarde desta segunda-feira (20), oito anúncios ativos atribuídos ao falso “Portal g1” foram identificados.

Oito anúncios do falso ‘Portal g1’ estavam ativos nesta segunda-feira (20). Foto: Reprodução.

Não caia em golpes

A Receita Federal, em nota enviada à Lupa, diz que “os leilões são divulgados no Diário Oficial da União e, posteriormente, as informações completas são disponibilizadas no Sistema de Leilão Eletrônico no site da Receita Federal”.

Conforme a Receita, o link para consultar os leilões de forma detalhada é este: http://www25.receita.fazenda.gov.br/sle-sociedade/portal

Informações gerais sobre leilões da Receita podem ser consultadas nesta página: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/leilao

Em nota divulgada em 3 de janeiro, o órgão informou que “para participar dos leilões da Receita Federal, a única forma de acessar o Sistema de Leilão Eletrônico é por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento)”.

Ainda segundo a nota, “o pagamento dos lotes arrematados em leilão da Receita Federal ocorre exclusivamente mediante DARF, e nunca por meio de Pix, transferência bancária ou qualquer outro meio”.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »