Geraldo Alckmin não divulgou plataforma de investimento no Roda Viva

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais uma reportagem atribuída ao Jornal Nacional, da Rede Globo, sobre uma suposta fala do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) durante uma participação no programa Roda Vida, da TV Cultura, que foi ao ar em 2024. Segundo a publicação, ele teria divulgado uma plataforma de investimentos que utiliza inteligência artificial para negociar criptomoedas. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Por que as palavras de Geraldo Alckmin ameaçam a segurança financeira de todo o Brasil? Ele foi processado pelo Banco Nacional do Brasil por causa dessas palavras!”

– Título de falsa reportagem atribuída ao Jornal Nacional

Falso

A “reportagem” é falsa. Nenhuma publicação do gênero foi localizada no site da Globotampouco notícia sobre a plataforma de investimento “Bastião-serendipidade” divulgada no site apócrifo. O domínio da página que divulgou a falsa reportagem também é diferente do site oficial da Globo: “globo.com”. 

Além disso, o diálogo mostrado na falsa reportagem não aconteceu. Em nenhum momento, durante a participação de Geraldo Alckmin no programa Roda Viva, transmitido em 14 outubro 2025, e pode ser assistido na íntegra no YouTube, ele promoveu a referida solução financeira. O programa também não foi interrompido pelo Banco Nacional do Brasil (uma instituição que não existe), como afirmado no texto. 

Fake requentada  

Alckmin não foi o único que teve sua imagem falsamente associada ao esquema. O mesmo roteiro foi usado em um post semelhante, desmentido pela Lupa em julho de 2024. Naquela versão, os golpistas aproveitaram uma entrevista do padre Fábio de Melo ao talk show de Danilo Gentili para criar uma conversa na qual ele “promovia” uma ferramenta de investimentos e que, por isso, o Banco do Brasil teria solicitado a suspensão do programa — na versão atual quem interrompe a entrevista é a falsa instituição Banco Nacional do Brasil.

O mesmo script também foi usado em uma notícia falsa desmentida pela Lupa em setembro de 2024. Naquela versão quem supostamente promovia a tal ferramenta para lucrar era o padre Marcelo Rossi.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »