Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Um suposto tuíte publicado pelo G1, compartilhado nas redes sociais, afirma que tropas do Exército teriam sido ordenadas a cortar a grama das casas dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A Lupa analisou o conteúdo, que circula pelo WhatsApp, e descobriu que é falso. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
#URGENTE – Tropas do exército estão se dirigindo para as casas dos 11 ministros do STF, a ordem é para cortar a grama
– Texto da publicação que circula no WhatsApp
Falso
A imagem compartilhada nas redes sociais é uma montagem. O G1 não fez nenhuma publicação em sua conta no Twitter sobre uma suposta operação do Exército para cortar a grama nas casas dos ministros do Supremo Tribunal Federal – o que também é falso.
Uma busca na conta oficial do G1 no Twitter com a frase “Tropas do exército estão se dirigindo para as casas dos 11 ministros” não encontra nenhum resultado. Em nota enviada para a Lupa, o portal afirmou que nunca publicou o tuíte.
Além disso, o Exército explicou, em nota, que a narrativa sobre a suposta operação de “cortar grama” na casa dos 11 ministros não é verdadeira. “O Centro de Comunicação Social do Exército informa que o fato não ocorreu e tais mensagens apenas contribuem para a desinformação da nossa sociedade”, disse, no texto.