Funcionário do Banco do Brasil não é o homem que teria defecado no STF

Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais a informação que um funcionário do Banco do Brasil teria participado dos atos golpistas que ocorreram no domingo (8) em Brasília. O post relaciona a foto do suposto funcionário ao homem que foi gravado agachado, com as nádegas expostas, possivelmente defecando sobre um móvel do Supremo Tribunal Federal (STF). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Bolsonarista que defecou no STF é funcionário do Banco do Brasil em Brasília. Thiago Albuquerque do Banco do Brasil que participou dos atos terroristas em Brasília

– Legenda de publicação que circula no Facebook

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. Thiago Albuquerque, o homem que aparece na postagem usando um terno, não é a pessoa que teria defecado em um móvel do STF. Albuquerque é funcionário do Banco do Brasil e a própria instituição bancária emitiu uma nota negando que ele seja o homem flagrado durante os atos golpistas.

Em entrevista à BBC News Brasil, Albuquerque informou que não estava em Brasília no dia dos atos golpistas. O funcionário relatou que estava em uma cidade próxima a Goiânia (GO). 

Ele, inclusive, apresentou como prova à área de segurança do Banco do Brasil um extrato de transações do pedágio de Alexânia (GO), e compartilhou seu histórico de localização no Google Maps.

Lupa não conseguiu identificar quem é a pessoa que aparece no vídeo original.

Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos e Boatos.org.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste