Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.
Circula pelas redes sociais a informação que um funcionário do Banco do Brasil teria participado dos atos golpistas que ocorreram no domingo (8) em Brasília. O post relaciona a foto do suposto funcionário ao homem que foi gravado agachado, com as nádegas expostas, possivelmente defecando sobre um móvel do Supremo Tribunal Federal (STF). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Bolsonarista que defecou no STF é funcionário do Banco do Brasil em Brasília. Thiago Albuquerque do Banco do Brasil que participou dos atos terroristas em Brasília
– Legenda de publicação que circula no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Thiago Albuquerque, o homem que aparece na postagem usando um terno, não é a pessoa que teria defecado em um móvel do STF. Albuquerque é funcionário do Banco do Brasil e a própria instituição bancária emitiu uma nota negando que ele seja o homem flagrado durante os atos golpistas.
Em entrevista à BBC News Brasil, Albuquerque informou que não estava em Brasília no dia dos atos golpistas. O funcionário relatou que estava em uma cidade próxima a Goiânia (GO).
Ele, inclusive, apresentou como prova à área de segurança do Banco do Brasil um extrato de transações do pedágio de Alexânia (GO), e compartilhou seu histórico de localização no Google Maps.
A Lupa não conseguiu identificar quem é a pessoa que aparece no vídeo original.
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos e Boatos.org.