Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.
Circula pelas redes sociais a imagem de um pássaro que foi queimado durante um incêndio ao lado de um ninho com 16 ovos. A legenda da publicação, que não informa a data de registro e nem o contexto da imagem, diz que a ave escolheu proteger os ovos ao invés de se proteger do fogo. Os comentários da postagem sugerem que a cena é recente e foi fotografada no Brasil. Falta Contexto.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
Luto por todos os animais queimados vivos
– Legenda de imagem que circula pelas redes sociais
Falta contexto
A foto é antiga e mostra o resultado de uma queimada no vilarejo de Hanzak, distrito rural de Lavasan-e Kuchak, na província de Teerã, no Irã, em 2020. Por meio de uma busca reversa foi possível encontrar uma reportagem do veículo iraniano Rokna, que apresenta fotos do animal morto ao lado do ninho. Em uma das imagens, um bombeiro aparece próximo a ave e aos ovos. O veículo iraniano Borna News também publicou um vídeo que mostra a cena.
Foto: Reprodução/ Rokna.
De acordo com o veículo Rokna, diversos outros animais e árvores também foram queimados no incêndio, que foi controlado por brigadistas locais. Não há informações sobre a causa do incêndio. Também não há relatos sobre pessoas que foram vítimas da ocorrência. Segundo Ali Ahmad Momaji, chefe dos bombeiros, o fogo consumiu cerca de 500 metros de vegetação e a ação de combate às chamas envolveu dois veículos e seis homens.
Embora seja antiga, a foto circula pelas redes sociais sem a data de registro e nem o contexto da imagem. Comentários em uma publicação no Instagram associam a imagem com a onda de incêndios em diversos estados do Brasil e a fumaça que cobre 60% do país.
Conteúdo semelhante foi verificado por E-Farsas.