#FALSO | Publicação sobre prisão de coordenador da campanha de Zé Raimundo (PT) não é verdadeira

Publicado originalmente em Avoador. Para acessar, clique aqui.

O responsável por disseminar a informação falsa apagou a publicação e pediu desculpas ao coordenador da campanha do PT, Isaac Bomfim, em um post no Facebook

Circula pelas redes sociais e pelo aplicativo de mensagem, Whatsapp, uma imagem com a seguinte afirmação: “Bomba! Coordenador da campanha de Zé Raimundo foi preso pelo crime de extorsão”. Seguidores do Avoador pediram que o material fosse checado. Confira a seguir o trabalho de verificação da editoria Xereta. 

Post com informação falsa publicado em 19 de novembro de 2020. Foto: Reprodução/Facebook

A informação é FALSA. Verificamos que a publicação foi realizada no dia 19 de novembro pelo empresário Fernando Xodó, em seu perfil pessoal no Facebook. O post foi compartilhado 24 vezes. 

O Avoador entrou em contato com Isaac Bomfim, presidente do PT Vitória da Conquista, que desmentiu a informação e esclareceu que o próprio é coordenador da campanha do candidato Zé Raimundo (PT) e que nunca foi preso.

Por meio de nota enviada à equipe, Bomfim afirmou que “a pessoa presa foi alguém que havia sido assessor de um vereador em Vitória da Conquista e que não possui nenhum tipo de relação com a coordenação de nossa campanha.” Isaac disse ainda que nunca foi preso e que não existe qualquer processo penal em curso ligado ao seu nome.

O presidente do PT Municipal apresentou prints de um certificado de antecedentes criminais. O documento, emitido em 23 de novembro de 2020, comprova a ausência de registros em seu nome no sistema online da Secretaria de Segurança Pública do Governo da Bahia.

Certificado de antecedentes criminais de Isaac Bomfim. Foto: Reprodução/SSP-BA

No dia 19 de novembro, o Partido dos Trabalhadores – Vitória da Conquista emitiu uma nota à imprensa para esclarecer a situação. Já no dia seguinte, 20 de novembro, Fernando Xodó, responsável por disseminar a informação falsa, apagou a publicação e pediu desculpas ao coordenador da campanha do PT, Isaac Bomfim, em um post no Facebook.

Portanto, é FALSA a informação de que o coordenador da campanha de Zé Raimundo (PT) foi preso pelo crime de extorsão.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste