Publicado originalmente em Avoador. Para acessar, clique aqui.
Tem sido enviada, por email, uma mensagem com o título “Brigada de incêndio”, que notifica o destinatário de uma possível vistoria, com a finalidade de prevenção e combate a incêndio em seu estabelecimento, devido a uma denúncia anônima. O texto também cita que pode haver aplicação de multa, caso sejam constatadas irregularidades. A mensagem gerou dúvidas entre os leitores do Avoador que a encaminharam à editoria Xereta e solicitaram que o material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da editoria.
A mensagem é FALSA. O primeiro passo na realização da checagem foi verificar o conteúdo da mensagem. Logo de início, foi percebido que o texto apresenta erros de pontuação, e isso não é comum em instituições oficiais.
O email foi assinado por alguém que se identifica como José Sérgio Marcondes, gestor de segurança do CBE. Foi realizada uma busca na internet, já que se tratando de um servidor público deveria haver registro, no entanto, não tem registro dessa profissão associada à instituição.
A equipe do site Avoador entrou em contato com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) solicitando esclarecimentos. O Corpo de Bombeiros afirma que não existe profissional com esse nome associado à instituição, nem mesmo o cargo. E ainda que a sigla CBE não os representa. CBE seria algo como Corpo de Bombeiros Estadual. Segundo o CBMBA, trata-se de um modelo padrão de fraude que evita especificar o estado para que possa ser usado em qualquer lugar do Brasil.
O passo seguinte foi verificar nos canais de comunicação oficiais do Corpo de Bombeiros se a instituição se pronunciou sobre o assunto. Em post divulgado no Instagram, o CBMBA informa que não envia notificações por e-mail ou telefone, e pede atenção à origem desse tipo de mensagem.
Em nota, o CBMBA afirma que o setor de Fiscalização do Comando de Atividade Técnica e Pesquisa (CATP), do Corpo de Bombeiros, já tomou conhecimento deste envio de emails e “verificando a irregularidade da sobredita notificação, alerta a população de que se trata de uma tentativa de fraude, devendo o cidadão ignorar o referido email, não clicando no link ou realizando qualquer ação determinada”.
Portanto, a mensagem checada recebe o selo de FALSO, já que é atribuída de forma inverídica ao corpo de bombeiros com intenção de convencer pessoas que recebem a mensagem a fim de obter vantagens.
Por Mikhaelle Piagio