Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um vídeo com um trecho de uma fala em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ‘comemora’, segundo a legenda do post, a ocorrência de desastres aéreos. O post sugere que o petista fazia alusão ao acidente com o voo da companhia Voepass, na sexta-feira (9). Falta contexto.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
Lula vibra com desastre aéreo
– Legenda de vídeo que circula no WhatsApp
Falta contexto
A fala do presidente Lula é antiga e ocorreu em 20 de maio deste ano, durante reunião com o setor da indústria do aço, no Palácio do Planalto. O trecho, portanto, não tem relação com o acidente com o avião da Voepass, que vitimizou 62 pessoas, em Vinhedo (SP), na sexta-feira (9).
Na ocasião do vídeo, o petista deu uma declaração infeliz sobre o fato de a empresa norte-americana Boeing ter desistido de comprar a brasileira Embraer. “Outro dia, a Embraer era uma empresa quase quebrada, foi vendida para a Boeing. Ainda bem que a Boeing teve um desastre e não quis mais a Infraero [Embraer]. Ela agora voltou a ser coqueluche no mundo da aviação”, disse Lula.
A Boeing desistiu de comprar parte da Embraer em abril de 2020, com a justificativa de que “exerceu seu direito de rescindir o contrato após a Embraer não ter atendido às condições necessárias”. As negociações de compra foram idealizadas em 2018, ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).
Durante esse período, houve dois acidentes envolvendo aviões da Boeing. Em outubro de 2018, um acidente aéreo na Indonésia matou 189 pessoas devido a um conjunto de falhas no Boeing 737 MAX 8. Em março de 2019, um avião da Ethiopian Airlines, que voava da Etiópia para o Quênia, caiu com 157 pessoas a bordo.
Lula lamenta acidente em Vinhedo
O presidente Lula, durante lançamento de um navio da Marinha em Itajaí (SC), na sexta-feira (9), pediu um minuto de silêncio quando soube da queda do avião da Voepass em Vinhedo. “Queria ser o portador de uma notícia muito ruim e queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e 4 tripulantes. E parece que todos morreram. Queria pedir um minuto de silêncio para as vítimas”, disse Lula, na ocasião.
A Presidência da República também decretou três dias de luto por causa do acidente.
Checagem similar foi produzida por Aos Fatos.