Fala de Lula sobre ‘desastre’ é antiga e sem relação com avião da Voepass

Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo com um trecho de uma fala em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ‘comemora’, segundo a legenda do post, a ocorrência de desastres aéreos. O post sugere que o petista fazia alusão ao acidente com o voo da companhia Voepass, na sexta-feira (9). Falta contexto.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:

Lula vibra com desastre aéreo

– Legenda de vídeo que circula no WhatsApp

Falta contexto

A fala do presidente Lula é antiga e ocorreu em 20 de maio deste ano, durante reunião com o setor da indústria do aço, no Palácio do Planalto. O trecho, portanto, não tem relação com o acidente com o avião da Voepass, que vitimizou 62 pessoas, em Vinhedo (SP), na sexta-feira (9). 

Na ocasião do vídeo, o petista deu uma declaração infeliz sobre o fato de a empresa norte-americana Boeing ter desistido de comprar a brasileira Embraer. “Outro dia, a Embraer era uma empresa quase quebrada, foi vendida para a Boeing. Ainda bem que a Boeing teve um desastre e não quis mais a Infraero [Embraer]. Ela agora voltou a ser coqueluche no mundo da aviação”, disse Lula. 

A Boeing desistiu de comprar parte da Embraer em abril de 2020, com a justificativa de que “exerceu seu direito de rescindir o contrato após a Embraer não ter atendido às condições necessárias”. As negociações de compra foram idealizadas em 2018, ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Durante esse período, houve dois acidentes envolvendo aviões da Boeing. Em outubro de 2018, um acidente aéreo na Indonésia matou 189 pessoas devido a um conjunto de falhas no Boeing 737 MAX 8. Em março de 2019, um avião da Ethiopian Airlines, que voava da Etiópia para o Quênia, caiu com 157 pessoas a bordo. 

Lula lamenta acidente em Vinhedo

O presidente Lula, durante lançamento de um navio da Marinha em Itajaí (SC), na sexta-feira (9), pediu um minuto de silêncio quando soube da queda do avião da Voepass em Vinhedo. “Queria ser o portador de uma notícia muito ruim e queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e 4 tripulantes. E parece que todos morreram. Queria pedir um minuto de silêncio para as vítimas”, disse Lula, na ocasião.

A Presidência da República também decretou três dias de luto por causa do acidente.

Checagem similar foi produzida por Aos Fatos.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste