Ex-Ministro descontextualiza fala de Diretor da OMS para descredibilizar doses de reforço

Publicado originalmente em Nujoc Checagem por Edison Mineiro. Para acessar, clique aqui.

O Ex-Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, utilizou suas redes sociais com a seguinte fala do Diretor da Organização Mundial de Saúde – OMS, Tedros Adhanom: “Nenhum país vai superar a pandemia com doses de reforço”. O post foi encaminhado para a nossa equipe, por meio de parceria com o aplicativo Eu Fiscalizo da Fiocruz (disponível para Android e IOS).

A fala do dirigente da OMS realmente existiu, contudo, ao recortar uma parte da fala é notório o anseio em se apropriar para deslegitimar a importância da administração da terceira dose.

Adhanom teceu o depoimento durante uma coletiva de imprensa virtual ao final de 2021: “programas indiscriminados de reforço” da vacinação “tendem a prolongar a pandemia em vez de acabá-la, desviando as doses disponíveis para países que já têm altas taxas de vacinação, dando assim ao vírus mais oportunidade de se espalhar e sofrer mutações”.

De acordo com a Agência Brasil, a advertência de Tedros Adhanom foi feita quando vários países avançaram com o reforço da vacinação contra a Covid-19 com uma terceira dose. Na ocasião, Israel decidiu administrar a quarta dose a pessoas com mais de 60 anos e a profissionais de saúde por causa da variante Ômicron do novo coronavírus, considerada mais contagiosa.

Nesse sentido, a intenção da fala não é cancelar o uso da dose de reforço, mas estender um olhar em relação à discrepância na vacinação no mundo. Há países, como o Haiti, que apenas 1% de sua população encontra-se totalmente vacinada, segundo a plataforma Our World in Data.

Em diferentes momentos, a posição da OMS tem sido a favor da aplicação da terceira dose:

“Em 2022, ainda estamos aprendendo quanto tempo dura a proteção das vacinas contra a COVID-19. Os dados disponíveis sugerem que a maioria das pessoas que se recuperam da COVID-19 desenvolve uma resposta imune que oferece pelo menos seis meses de proteção contra a reinfecção, embora ainda estejamos descobrindo a potência dessa proteção. Para melhorar ainda mais a proteção, a OMS recomenda que todas as pessoas elegíveis recebam uma dose de reforço de quaisquer vacinas contra COVID-19 aprovadas pela Organização assim que forem oferecidas a elas” – Organização Pan-Americana de Saúde, braço da OMS nas Américas.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste