Evento do *desinformante, zoom na desinformação vai debater a violência de gênero

Publicado originalmente em *Desinformante por Ana D’angelo. Para acessar, clique aqui.

O zoom na desinformação é um evento gratuito, online e periódico promovido pelo *desinformante para debater os assuntos de relevância no campo da desinformação. No próximo dia 16 de março, às 10h, vamos conversar sobre violência de gênero, com a presença de pesquisadoras do tema e mulheres que estão na política, com mediação da nossa coordenadora-geral, Nina Santos.

Mulheres e pessoas negras são alvos mais frequentes de campanhas desinformativas e ataques de ódio na internet. Mulheres em posições de poder e cargos de decisão são ainda mais atacadas. Pesquisa do Instituto Marielle Franco com candidatas negras aponta que 78% sofreram algum tipo de violência virtual. O fenômeno acaba afastando as mulheres dos cargos para os quais foram eleitas, como é o caso da ex-deputada Manuela D´Avila, que foi extremamente atacada quando compôs a chapa para a vice-presidência da República e, posteriormente, durante a candidatura à prefeitura de Porto Alegre. Hoje, D´Avila optou por combater a desinformação e o ódio online atuando na sociedade civil através do instituto por ela criado, E se Fosse Você.

A violência contra jornalistas mulheres também precisa ser denunciada e combatida. Um relatório da Unesco relata que 73% das entrevistadas sofreram ataques online, sendo que em 20% dos casos os ataques repercutiram na vida offline. 41% dos ataques envolveram desinformação. O ataque de ódio se alimenta, frequentemente, de informações falsas e distorcidas.

Durante as eleições de 2022, o *desinformante em parceria com o Instituto Vladimir Herzog produziu a série “Atingidas pela desinformação”, com relatos de jornalistas e politicas que tiveram as vidas afetadas pelo discurso de ódio online e pela desinformação. Reunimos, também, na seção Olho nos Dados, diversas pesquisas relacionadas ao tema da violência política de gênero.

Em breve divulgaremos os nomes de todas as integrantes deste zoom na desinformação e o link para inscrições.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste