Etapa brasileira da Worlds of Journalism Study está aberta para receber dados

Publicado originalmente em Observatório de Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

Jornalistas brasileiros já podem preencher o questionário eletrônico da pesquisa Worlds of Journalism Study. O levantamento é conduzido no Brasil pela pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Laura Storch, que coordena o estudo que agrega 7 universidades públicas brasileiras. Os organizadores informam que a participação na pesquisa é anônima e voluntária.

Ao todo, 120 países participam do estudo que envolve jornalistas que estão na imprensa, entre veículos tradicionais, startups, novos arranjos ou iniciativas jornalísticas. Em todo mundo, o estudo está sob a condução de uma rede de mais de 200 pesquisadores, com uma experiência de 15 anos em pesquisa comparativa e colaborativa sobre as condições de trabalho dos jornalistas.

A proposta da pesquisa é compreender as maneiras pelas quais o jornalismo lida e se adapta ao risco e à incerteza em diferentes contextos políticos, socioeconômicos e culturais. Nas questões, pesquisadores buscam mapear condições relacionadas à segurança dos jornalistas, condições de liberdade editorial, influências na produção de notícias, impactos da tecnologia e aumento da precarização do trabalho jornalístico.

A atual fase representa a continuidade do projeto realizado nos anos de 2007 e 2011, envolvendo 21 países, e entre 2012 e 2016, com 67 países. Também participam do projeto organizações internacionais preocupadas com o futuro do jornalismo, incluindo a UNESCO, Repórteres Sem Fronteiras e a Federação Internacional de Jornalistas.

Veja mais a partir do site da Universidade Federal de Santa Maria

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste