Entrevista com presidente da ABPEducom integra livro internacional sobre Paulo Freire

Publicado originalmente em ABPEDUCOM. Para acessar, clique aqui.

O Centro de Estudos, Investigação e Práticas em Comunicação e Educação “Johanna Chacón” da Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo), na Argentina, acaba de lançar sua primeira publicação, nomeada “Recrear, Reinventar: Paulo Freire 100 años”, em homenagem ao centenário do nascimento do educador brasileiro. O e-book em espanhol reuniu professores e pesquisadores de diversos países da América Latina para debate sobre a importância do pensamento freiriano no desenvolvimento dos estudos em Comunicação nesses territórios.

O livro é organizado pelas professoras da UNCuyo Bettina Martino, diretora do Centro de Estudos “Johanna Chacón”, e Nora Llaver, coordenadora do Instituto de Estudos de Gênero e Mulheres na mesma universidade.

Iniciando a publicação, no capítulo intitulado “Paulo Freire en los itinerarios de la Comunicación/Educación”, o presidente da ABPEducom e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Ismar de Oliveira Soares, concede entrevista sobre a contribuição da pedagogia freiriana na trajetória da Educomunicação enquanto prática de transformação sociopolítica. 

Na ocasião, Soares, que também é membro do conselho assessor do Centro de Estudos “Johanna Chacón” da UNCuyo, relembra estudos sobre a educação e os meios de comunicação de massa censurados durante a ditadura militar brasileira e seus prejuízos na expressão e participação popular. Em seguida, o professor também menciona projetos interdisciplinares em Educomunicação já concluídos no país e outros esforços empenhados para a criação de políticas públicas sobre o campo na atualidade.

A Educomunicação também ganha destaque no capítulo “La educación en Paulo Freire como ‘reparto de lo sensible’: educomunicación y estesia”, escrito pelos professores Laan Mendes de Barros, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Marcos Roberto Souza Brogna, do Centro Universitário Senac em Santo Amaro (SP).

A obra “Recrear, Reinventar” busca retomar as experiências de Freire para uma reflexão crítica da realidade latino-americana em diversas épocas. Além da análise histórica de alguns contextos ditatoriais de negação a direitos básicos, a educação libertadora e popular do pensador é articulada com fenômenos atuais, desde processos de desinformação, discursos de ódio e movimentos sociais até reflexões sobre o cenário educacional pandêmico e o papel das carreiras de Comunicação na contemporaneidade.

A publicação possui acesso aberto e está disponível para download.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste