Encarnado: filme piauiense estreia em festival na Alemanha

Publicado originalmente em O Estado do Piauí por Luana Sena. Para acessar, clique aqui.

Gravado em Castelo do Piauí, o curta-metragem participa da mostra competitiva do Festival Oberhausen, o mais antigo do mundo

O curta-metragem Encarnado, realizado pelos piauienses Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro, teve estreia internacional no último sábado, 7 de maio, participando da 68ª edição do Festival Internacional de Curtas de Oberhausen. O evento aconteceu na Alemanha e contou com cineastas de mais de 40 países.

As filmagens do curta foram iniciadas em julho de 2020, no município de Castelo do Piauí, e registram a relação de dois homens isolados no sertão e os cânions do rio Poti. Além disso, o filme apresenta um raro registro de vaqueiros feito em 1929, extraído do filme Sob o Céu Nordestino, dirigido pelo paraibano Walfredo Rodrigues.

Encarnado, uma ficção experimental de 22 minutos, conta com uma equipe de piauienses. Em 2020, Otávio e Ana Clara estavam na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, estudando, respectivamente, cinema documental e roteiro de ficção. Ao retornarem para Teresina no mesmo ano, juntaram-se a Marcelo Evelin – coreógrafo, pesquisador e performer – e Áureo Tupinambá Jr – arquiteto, designer e diretor de arte – para mergulharem em um processo artístico que unisse performance, documentário e ficção. 

Durante a produção, uma surpresa: o vaqueiro Naelson Vieira, que recebeu a todos em sua casa para as locações, nas redondezas da Fazenda Santo Expedito, acabou topando participar das gravações como ator, com jogos performáticos e improvisação propostos pela equipe.

A edição e finalização foi realizada toda à distância em razão da pandemia da Covid-19, algo um tanto quanto complexo de se fazer, como comenta a diretora Ana Clara. “Fazer um filme que também fala sobre partidas e rituais de passagem foi um grande processo de cura, de coletividade, de diálogo no meio de uma pandemia”, relembra. Além dos piauienses, o filme tem produção executiva de Fernanda Vidigal (Minas Gerais), do editor Alejandro Uzeda (Bolívia), da correção de cor de Nancy Angulo (Cuba) e do desenho de som, mixagem e composição de trilha sonora de Marisol Cao Milán (Cuba).

O filme contou com recursos da Lei Aldir Blanc – recentemente vetada pelo governo Bolsonaro. Sua estreia nacional aconteceu no 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, em Fortaleza,  em dezembro do ano passado.

A obra vencedora do concurso de curtas-metragens em Oberhausen qualifica-se automaticamente para concorrer ao prêmio de Melhor Curta-Metragem na cerimônia do Oscar do próximo ano.

Por telefone, Ana Clara conta o quanto é emocionante ver o retorno às salas de cinema em uma cidade no interior da Alemanha que faz do festival de curtas uma tradição há quase 70 anos. “É o grande evento daqui, um pequeno carnaval, a cidade toda decorada para isso”, comenta. “É lindo ver como o cinema mobiliza, emprega e é apoiado pela cidade inteira”.

Sinopse do filme

No sertão do Piauí, Brasil, dois homens vivem um (re)encontro em viagens solitárias atravessadas por tempos e espaços expandidos. Dos alaridos do passado ao presente silencioso, Encarnado transita no limite espiritual e carnal da existência dos homens e animais. Um rito de caminhos ocultos, onde o chão acolhe a morte a cada geração.

Veja o trailer!

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste