Em Sergipe, projeto de educação política para jovens rende frutos durante e pós-eleições

Publicado originalmente em Agência Lupa Educação por Victor Terra. Para acessar, clique aqui.

No segundo episódio da série especial ‘Política na Escola’, um projeto de educação cidadã voltados para estudantes do Ensino Médio. Com foco em políticas públicas, iniciativa reuniu candidatos ao governo do estado de Sergipe para serem sabatinados por alunos.

Falar de política na escola pode parecer uma missão impossível quando o foco são os adolescentes e o cenário é de polarização e intolerância. Mas, a percepção de que eles não têm interesse pela participação política é enganosa. Em 2022, o número de jovens de 16 a 17 anos aptos a votar aumentou depois de duas décadas, indicam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, uma pesquisa do Atlas das Juventudes, publicada em 2022, mostrou que 82% dos jovens entrevistados pretendiam comparecer às urnas nas eleições deste ano.  

“O engajamento dos estudantes é expressivo. A questão é que, normalmente as pessoas não falam de política com jovens de forma que eles entendam, mostrando como aquilo afeta no dia a dia, nos direitos e na sua dignidade Se você entrar na sala de aula dizendo: eu sei tudo sobre política, vou ensinar política para vocês, aí você já perdeu, inviabiliza qualquer conversa”, explica Yuri Norberto, professor de sociologia do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, em Aracaju. 

Da teoria à prática: a escola como lugar da participação política 

Foi na tentativa de retomar o diálogo através da educação política que Norberto, resolveu criar o Projeto Atheneu Políticas Públicas, o POP, junto aos alunos do ensino médio. Inicialmente voltado para o combate à desinformação, o projeto se transformou ao começar a propor discussões de política. “Percebemos que as fake news eram apenas a ponta do iceberg para a falta de diálogo, e que o real problema estava na questão política”, conta Norberto. 

Em ano eleitoral, o POP reuniu os candidatos ao governo do estado de Sergipe para uma sabatina sobre seus planos de governo. Recebidos na escola, Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) estiveram com alunos do Atheneu, que se dividiram em equipes temáticas, estudaram as propostas e puderam questionar os políticos, em dois encontros – no primeiro e no segundo turno. “A gente queria que esse projeto tivesse o protagonismo dos alunos. Perguntamos se eles tinham interesse em desenvolver isso e todos acharam fundamental discutir política dentro da escola, com foco na participação dos estudantes”, explica Daniel Lemos, diretor do Atheneu.

O projeto contribuiu para o amadurecimento dos alunos em diferentes áreas do conhecimento e afetou também os pais, que passaram a confiar na iniciativa. A mobilização cresceu: alunos, professores, diretores, secretaria de educação e até os candidatos. “Nunca se ouviu falar de um candidato a governador em uma escola para discutir política com os alunos. Os candidatos passaram a querer estar na escola, vir falar com os alunos. Costumamos fazer as iniciativas olhando para dentro e, dessa vez, conseguimos estourar a bolha”, diz Lemos.

De olho no futuro 

Em 2023, o POP irá inaugurar um Observatório de Políticas Públicas do estado de Sergipe para acompanhar a execução das propostas do candidato eleito. Outra iniciativa prevista é um programa de TV, em parceria com o canal da Assembleia Legislativa de Sergipe e a Politize!  – organização com foco em projetos de educação política.

Editado por

Raphael Kapa

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste