Em nome do pai, do filho e de quem mais vier depois: como o poder se concentra nas mãos de poucas famílias no Piauí

Publicado originalmente em Ocorre Diário. Para acessar, clique aqui.

“Oligarquia” virou uma palavra fora de moda no debate político. Está quase em desuso. Nos últimos anos, deu lugar a palavra “corrupção”. Sem entrar no mérito de como um combate equivocado à corrupção (juiz parcial, “convicção” no lugar de provas, etc.) ajudou a afundar o país, o certo é que a sociedade parece ter esquecido como é abusurdo que, em uma dita democracia, famílias consigam se perpetuar no poder a cada eleição, com nosso voto. No Piauí, já virou normal, e hoje chegamos ao ápice de nos depararmos com um pai e dois filhos disputando cargos eletivos – e todos com potenciais chances de serem eleitos.

Recentemente, o falecimento da monarca Elizabeth II refrescou nossa memória do absurdo que é uma família se manter no poder – acima de tudo e todos – através dos séculos. Com a oficialização do “príncipe” Charles para o trono, mais questões: trata-se de um homem chamado de príncipe profissional, viveu para herdar o posto da mãe. No Brasil-Piauí também temos um rabisco desse mesmo modelo de dominação, com políticos profissionais e até mesmo não profissionais, que caíram de paraquedas em uma eleição, jogados pelo pai, pela mãe ou avós.

Restando menos de duas semanas para o pleito do dia 02 de outubro, o Ocorre Diário apresenta as principais e mais “ilustres” famílias que dominam a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Palácio de Karnak. Vale ressaltar que talvez uma ou outra família escape e não apareça na lista, afinal, são muitas.

Themístocles Filho (MDB) e seus dois filhos

O eterno deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (Alepi) há muitos anos ingressou no Poder Legislativo ainda durante os mandatos do pai, o ex-deputado Themístocles Sampaio, já falecido. Agora, ele resolveu alçar novos voos e disputa o Governo do Estado como vice de Rafael Fonteles (PT). Eleito ou não, Themístocles não volta (pelo menos dessa vez) ao parlamento, por isso tratou de colocar em seu lugar o filho, Felipe Sampaio, que disputa uma vaga na Alepi e provavelmente será eleito. O outro herdeiro de Themístocles é o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, que busca uma reeleição que também é quase certa. A esposa de Themístocles Filho, Ivanária Sampaio, é prefeita de Esperantina.

Bárbara do Firmino

O ex-prefeito de Teresina, que morreu tragicamente em abril de 2021, deixou duas filhas e um filho. As duas jovens foram testadas para disputar as eleições, Cristina Soares chegou a conceder algumas entrevistas, mas depois, Bárbara Soares (Progressistas) foi anunciada como candidata a deputada estadual – seu nome na urna é Bárbara do Firmino. Lucy Soares, esposa de Firmino e atualmente deputada estadual, abriu mão de concorrer à reeleição para trabalhar o nome da filha.

Iracema Portella, herdeira de Lucídio Portela

Uma das políticas mais conhecidas do estado, Iracema Portella (Progressistas) se tornou uma espécie de deputada “pop”. Herdou a influência do pai, o ex-governador e ex-senador Lucídio Portela, e da mãe, a ex-deputada Myriam Portela. Tem como tios os ex-senadores Elói Portela e Petrônio Portela (que também foi ministro da Justiça durante a ditadura civil militar). Iracema Portella foi casada com o ex-governador Guilherme Melo e com Ciro Nogueira, senador e atual ministro-chefe da Casa Civil do Governo Federal.

Ciro Nogueira e a mãe suplente

E por falar em Governo Bolsonaro, Ciro Nogueira Filho também não veio do nada. Neto do ex-prefeito de Pedro II, Manuel Nogueira Lima, e filho do ex-deputado federal Ciro Nogueira, o senador licenciado nomeou a mãe, Eliane Nogueira, como suplente. Assim, quando precisou se afastar do cargo para assumir o posto no Palácio do Planalto, sua genitora tomou posse no Senado.

Júlio César, esposa e filho

Já fazem alguns anos que o deputado federal Júlio César Lima (PSD) faz dobradinha com o filho Georgiano Neto (MDB), e a dupla é sempre reeleita. Nessas eleições, outro membro da família entrou para o grupo: Jussara Lima, esposa de Júlio César e mãe de Georgiano, é candidata a primeira suplente de Wellington Dias (PT), ex-governador candidato ao Senado Federal.

Wellington Dias e Rejane Dias

Eleito quatro vezes governador do Piauí, Wellington Dias tem na esposa, Rejane Dias, uma parceira no amor e no trabalho. A ex-primeira dama já foi deputada estadual e agora, deputada federal, disputa reeleição. Rejane Dias sempre sempre é eleita com votações expressivas. A esposa do ex-governador também coleciona cargos no Poder Executivo estadual, já tendo comandado três pastas: Secretaria da Educação, Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência e Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Júlio Arcoverde, herdeiro de Dirceu Arcoverde

Guimarães

O atual deputado estadual, que agora disputa o cargo de deputado federal, é filho do ex-governador e ex-senador Dirceu Mendes Arcoverde.

Flávio Nogueira pai e Flávio Nogueira Júnior

Deputado federal que disputa o terceiro mandato, Flávio Nogueira faz dobradinha com seu herdeiro, Flávio Nogueira Júnior. Ambos estão filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Átila Lira e o filho de mesmo nome

O deputado federal do Progressistas não vai disputar reeleição e decidiu investir em seu filho para sucedê-lo. O nome do herdeiro? Átila Lira, o mesmo nome e o mesmo partido do pai.

Evaldo Gomes

O deputado estadual do Solidariedade conseguiu eleger a filha, Fernanda Gomes, nas eleições para vereadora. Agora, ela disputa o cargo de deputada federal e faz dobradinha com o pai, que busca reeleição.

Prefeitos e ex-prefeitos trabalhando para eleger seus herdeiros

São muitos os prefeitos e ex-prefeitos que lançaram seus filhos na política, é o caso do deputado estadual Marden Menezes (Progressistas), filho o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Piripiri, Luiz Menezes. B. Sá Filho (Progressistas), é filho do ex-deputado federal e ex-prefeito de Oeiras, B. Sá. O deputado Nerinho (PT) é filho do ex-prefeito de Picos, José Neri.

O deputado estadual Oliveira Neto (PT) é filho do ex-prefeito de Miguel Alves, Oliveira Júnior. Já a deputada Janaínna Marques (PT) é filha do ex-prefeito de Joca Marques, Edilberto Marques. Ela inclusive já foi prefeita desse município.

A deputada federal Marina Santos (Republicanos) é filha do ex-prefeito de Santo Antônio de Lisboa, Isaac Batista de Carvalho, e da ex-prefeita de Francisco Santos, Carleusa Batista de Carvalho.

Aldo Gil (Progressistas), candidato a deputado estadual, é filho do atual prefeito de Picos, Gil Paraibano.

A lista, como se pode ver, é grande.

As oligarquias nunca se extinguiram no Piauí. Por essa razão, é preciso entender que o que está em jogo nestas eleições não é apenas a Presidência da República. A escolha de um novo presidente se faz urgente, contudo, já passou da hora de uma mudança aqui, em nosso estado, para que um dia esses espaços de poder possam se pintar de povo e se tornem, realmente, representativos.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste