Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um vídeo do empresário Elon Musk com legendas e tradução do áudio em português que mostrariam que ele fez um apelo pelas pessoas presas pela tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Vi o que aconteceu no Brasil, dia 8 de janeiro, e acho que todo mundo tem o direito de protestar. Estão pesando a mão no julgamento daqueles que estavam lá por serem patriotas, gente que acredita no país, na democracia e estava lutando pelo presidente Bolsonaro […] Eu vi os vídeos das crianças pedindo a soltura dos avós, pessoas mais velhas, algumas com problemas de saúde. Isso realmente mexe comigo. Eu mandei cerca de US$ 400 mil para minha equipe no Brasil. Quero pagar a fiança e dar assistência jurídica de qualidade para todos os políticos. Vamos lutar pela anistia desses guerreiros”
– Transcrição de trechos do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Tanto a transcrição da fala nas legendas como a narração exibidas no vídeo não correspondem ao que Elon Musk está falando no registro original. Por busca reversa, a Lupa identificou a gravação verdadeira e o contexto. Trata-se de uma entrevista online que o empresário concedeu ao evento da cúpula global chamado World Government Summit, ocorrido no dia 15 de fevereiro de 2023. A cerimônia reúne, anualmente, líderes governamentais e outras autoridades para trocarem conhecimentos. Na ocasião, Musk falou sobre a aquisição do Twitter – transformado, posteriormente em X – e sobre sua vida.
O vídeo da entrevista foi utilizado para criar a narrativa falsa. É possível verificar que o ambiente atrás de Musk na filmagem publicada no canal de YouTube do World Government Summit é o mesmo da gravação desinformativa que circula nas redes sociais. O empresário está com a mesma roupa: um terno preto e uma camisa branca. Além disso, nota-se, ainda, no canto superior esquerdo, que em ambos os vídeos contém o logotipo da cúpula global.
À esq., captura do vídeo desinformativo; à dir., imagem da gravação original
O mesmo vídeo da entrevista de Elon Musk no evento do World Government Summit já foi utilizado em outras publicações desinformativas. Conforme mostrou a Folha de S.Paulo em julho deste ano, um post também colocou uma falsa dublagem na gravação para alegar que o empresário teria dito que se candidataria à presidência do Brasil.
No mês de abril, a AFP verificou uma outra versão desse mesmo vídeo que, por meio de técnicas de inteligência artificial, fez com que Musk dissesse, em inglês: “Ei, Alexandre, você não consegue nem bloquear sinal de celular em presídio e acha que vai bloquear o X no Brasil?”. Segundo a AFP, o vídeo desinformativo circulou no WhatsApp, Telegram, YouTube, Facebook e no Instagram.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.