Educomunicadores da UFSJ participam de encontro promovido pelo Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas da Universidade de Harvard

Publicado originalmente em ABPEducom. Para acessar, clique aqui.

Na primeira quinzena de julho, em celebração ao o mês da Mulher Negra e Caribenha, aconteceu o III Encontro Continental de Estudos Afro-latinos-americanos, evento promovido pelo Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas da Universidade de Harvard (ALARI) em parceria com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da Universidade de São Paulo (PRIP/USP) e o Núcleo de pesquisa, formação e difusão sobre a temática racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento do Cebrap (AfroCebrap).

Dentre as atividades que compuseram o Encontro destaca-se o painel “Educomunicação e Letramento Racial: estratégias interdisciplinares afro-latino-americanas”, apresentado no evento com organização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educomunicação da Universidade Federal de São João del-Rei (GEPEducom/UFSJ). O painel, coordenado por Filomena Bomfim, contou com a participação de Maria José Netto Andrade, Orlando José de Almeida Filho e Márcio Carneiro dos Reis, e teve como objetivo analisar a Educomunicação enquanto ferramenta no processo de letramento racial, com foco principal no contexto afro-latino-americano. O grupo também refletiu sobre a possibilidade do uso da Educomunicação como meio de empoderamento das comunidades afrodescendentes. Além disso, Bonfim lançou no evento o livro “Educação e Comunicação: abordagens interseccionais em pesquisa”, obra antirracista organizada por ela em conjunto a pesquisadora Rosangela Malachias.

Realizado pela primeira vez na américa latina, o encontro contou com a colaboração de uma grande rede de pesquisadores(as), professores(as) e estudantes, visando refletir criticamente sobre a pauta das diversidades e as questões étnico-raciais e de gênero, e reuniu mais de 1300 pessoas na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Para a coordenadora do painel, o evento compôs um importante espaço de debates: “O Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas de Harvard é pioneiro nos Estados Unidos no estudo da história e da cultura das pessoas afrodescendentes na América Latina e Caribe. O ALARI estimula e patrocina pesquisas a respeito dessa experiência, oferecendo um fórum onde acadêmicos, pesquisadores, ativistas e funcionários públicos podem debater e trocar conhecimento”, destacou Bonfim.

Serviço:

Sobre o evento: Para maiores informações sobre o III Encontro Continental de Estudos Afro-latinos-americanos, acesse a página online do evento.

Sobre o Livro lançado por Filomena Bomfim: Para maiores informações sobre a obra “Educação e Comunicação:abordagens interseccionais em pesquisa”, acesse a página de vendas do livro.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste