Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.
Circulam pelas redes sociais anúncios de uma suposta ferramenta chamada “Recupera Fácil”, que promete rastrear e devolver aos usuários os valores perdidos em golpes digitais. As publicações usam a logo do Reclame AQUI, dando a entender que o serviço foi criado pela plataforma. É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
“Sabia que se você foi vítima de um golpe na internet, como fazer compras em um site de uma loja que não existe, você pode conseguir reaver o dinheiro do pix que você usou para pagar essa compra? O Recupera Fácil tem uma nova ferramenta, onde você consegue recuperar todo o dinheiro que você perdeu em golpes digitais. Você só precisa acessar a ferramenta e ela vai localizar todos os golpes que você já caiu e o valor total perdido. Depois, é só solicitar reembolso e inserir o seu pix”
– Fala em vídeo que circula nas redes
Falso
Trata-se de um golpe. O Reclame AQUI esclareceu que não criou tal ferramenta e alertou para a fraude: “Esse programa promete a recuperação do dinheiro perdido, no entanto, não passa de uma armadilha para roubar dinheiro dos consumidores”, informou.
Ao clicar no anúncio das redes sociais, o consumidor é levado a um site falso com uma identidade visual semelhante à do Reclame AQUI. Nessa página, é solicitado que o consumidor forneça seu nome e um e-mail para verificar supostos reembolsos pendentes.
A Lupa testou a “ferramenta” a partir de um e-mail inexistente — apesar de o endereço digital nunca ter sido usado, o sistema informou que havia valores para resgate. Na sequência, é solicitado que o usuário forneça uma chave pix e pague uma taxa para “receber” o suposto reembolso.
No Reclame AQUI, usuários relataram que foram vítimas do golpe, como em maio e julho deste ano. Em todos os casos, os consumidores informaram que, apesar de terem feito o pagamento da taxa, não receberam o dinheiro prometido.
Depoimentos falsos impulsionam o golpe
Para convencer as vítimas, os golpistas compartilham depoimentos de falsos clientes no YouTube — estratégia comum na aplicação de fraudes online. Em alguns casos, esses conteúdos são impulsionados em anúncios pagos para aumentar sua circulação na internet.
Em uma dessas peças enganosas, por exemplo, uma mulher explica como utilizar a ferramenta para recuperar os valores perdidos em golpes digitais e deixa, na descrição do vídeo, o “site oficial” da ferramenta. No entanto, essa “cliente” que aparece no vídeo já foi localizada pela Lupa antes e faz parte de um esquema de comercialização de depoimentos enganosos.
Ela, inclusive, possui um canal no YouTube onde explica como realiza a comercialização desses depoimentos falsos. Em geral, os vídeos seguem a mesma estrutura narrativa: a pessoa diz que ela própria ou alguém próximo obteve sucesso com o produto e orienta a compra deles nos sites divulgados na descrição dos vídeos. A mesma tática foi utilizada em vídeos localizados pela Lupa divulgando o “Recupera Fácil”.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.