Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais suposta notícia do portal G1 anunciando que a alfândega teria liberado a venda de lotes de bicicletas abandonadas e bebidas, com descontos de até 76%. É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
“OPORTUNIDADE: Alfândega libera venda de lotes de bicicletas abandonadas por compradores, e bebidas vão a 76% de desconto!”
– Texto em link que circula nas redes sociais
Falso
Trata-se de um golpe. Nenhuma notícia sobre a suposta venda de bicicletas e bebidas foi publicada no site do G1. Buscas no Google e no site da Receita Federal, responsável pela alfândega, não mostram nenhum anúncio do gênero.
Para dar mais credibilidade e facilitar a fraude, os posts usam layouts de portais de notícias, como o do G1. Essa tática é semelhante a outros golpes já desmentidos pela Lupa.
Outros sinais também denunciam que o site é uma fraude. O primeiro indício está na própria “reportagem”. O domínio do falso site é “noticiaovivoonline.com”, enquanto o do portal G1 é “g1.globo.com”. A página também adota o nome “G11”, ao invés do nome original do portal do grupo Globo.
Ao final da falsa reportagem, o usuário é levado a clicar em um link do “site oficial” que usa o layout do Correios para enganar os potenciais compradores. A ferramenta Detector de Site Confiável do Reclame Aqui, que alerta para páginas possivelmente fraudulentas, detectou três sinais que exigem atenção do consumidor: o site foi registrado há apenas 11 dias, nos Estados Unidos; a não semelhança da logomarca com outras que são oficiais e que realmente existem; e, por último, a reputação da empresa.
Segundo o Reclame Aqui, sites fraudulentos costumam utilizar domínios estrangeiros para aplicar golpes. A plataforma também ressalta a importância de se atentar para sites registrados há menos de um ano.
Em nota, a Receita Federal encaminhou links oficiais com as informações de leilões e editais disponíveis: a página de leilões e doações da Receita Federal e o site oficial para consultar os editais disponíveis.
Layout do G1 já foi usado para aplicar golpes antes
Essa não é a primeira vez que a Lupa verifica fraudes do gênero. O layout dá página do G1 já foi usado, por exemplo, para promover falso leilão da Receita Federal, falsa liquidação de empresa de ferramentas e para aplicar golpes que usavam o nome do programa de negociação de débitos Desenrola Brasil.
Para não cair em golpes, o consumidor não deve clicar em links inseguros. Além disso, deve ficar atento aos certificados de segurança e só deve dar informações pessoais como endereço, CPF e dados de cartão de crédito quando tiver certeza que a empresa existe e que o site é seguro.