É falso que vídeo mostra arrastão no Túnel Santa Bárbara, no Rio de Janeiro

Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra dezenas de pessoas abandonando os carros e fugindo a pé do túnel Santa Bárbara, no Rio de Janeiro. Segundo a legenda, isso ocorreu por causa de um arrastão no local. Em seguida, imagens exibem uma explosão entre carros, sugerindo se tratar de uma ação dos bandidos. É falso. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:

Olha como está o Rio !!! O novo governo entregou tudo aos bandidos! Infelizmente o País vive um descalabro

– Trecho de legenda que acompanha vídeo compartilhado no WhatsApp

Falso

A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou, em nota, que as cenas exibidas no vídeo não são de um arrastão, mas de uma paralisação motivada por um protesto há cerca de duas semanas. Em 6 de agosto deste ano, um jovem de 26 anos foi morto por um policial militar a tiros depois de sair de um baile funk no Morro do Santo Amaro, na zona sul do Rio. Por causa desse fato, parentes e amigos da vítima, em protesto, interromperam o tráfego do Túnel Santa Bárbara

Segundo o jornal Meia Hora, a manifestação contra a ação dos policiais ocupou uma faixa do elevado 31 de março, na altura da saída do túnel Santa Bárbara, sentido centro. Não houve prisões e feridos.

O site Metropoles chegou a publicar trecho do video em seu canal no YouTube. Segundo a reportagem, imagens que circulavam nas redes sociais mostravam dezenas de pessoas abandonando os carros e fugindo a pé do túnel Santa Bárbara. Outro trecho do vídeo, publicado na conta do Instagram do Alerta Zona Sul, afirma que se trata de uma manifestação por causa da morte do jovem de 26 anos. 

Não há na imprensa publicações recentes de algum arrastão ocorrido no Túnel Santa Bárbara. 

Trecho mostra explosão na Rússia

Um outro trecho do mesmo vídeo, de uma explosão de carros, na verdade é de um acidente que ocorreu em 2013 com um caminhão que transportava cilindros de gás na Rússia. Em 13 de julho de 2013, um ônibus colidiu com um caminhão com 119 botijões de gás numa rodovia em Moscou. A imprensa local noticiou que o motorista do caminhão, que ficou ferido no acidente, recebeu atendimento médico no local. Os 28 passageiros do ônibus não ficaram feridos. Em gravação publicada no YouTube, é possível ver o acidente por outro ângulo. A Lupa desmentiu boato semelhante que usa o mesmo trecho desse vídeo.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste